Contributo Paroquial

Entregue pelos moldes habituais ou transferência para IBAN da paróquia

PT50 0036 0038 99100265057 76

Boletim
V Domingo da Quaresma | B
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Este (São Mamede)
11 Fev 2022
Causa do Padre Abílio entra na fase apostólica - 140º Aniversário Nascimento
“A Sagrada Eucaristia é a união de Deus com o homem e do homem com Deus” (Mensageiro Eucarístico 1925 Ano XI, nº 05, p. 78)
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Inspirada pelo testemunho de vida do Servo de Deus Padre Abílio Gomes Correia, a comunidade de Este S. Mamede, viveu o dia do seu 140º aniversário de nascimento, em oração diante do Santíssimo Sacramento. Os fiéis foram convidados a um encontro pessoal e profundo com Deus ao longo de todo o dia. Pelas 19h30 a comunidade reuniu-se em adoração comunitária seguida da eucaristia. Estes dois momentos foram presididos por Sua Excelência D. Jorge Ortiga, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Braga.

Na sua homilia partilhou com a comunidade a notícia, chegada de Roma, pela Congregação para as Causas dos Santos de que o processo do Padre Abílio entra na sua última fase, a chamada fase apostólica ou romana!

Iniciado há 25 anos na nossa Arquidiocese, o decreto agora recebido declara afirmativamente que a Causa apresentada fica aprovada e considerada juridicamente válida pelas instâncias da Igreja Universal.

Entramos, assim, no último passo para que o Servo de Deus Pe. Abílio possa ser declarado Venerável. A comunidade tem uma grande responsabilidade em mãos e é fundamental o envolvimento e a oração de todos para se dar continuidade a este trabalho promovendo, divulgando e dando a conhecer a todas as pessoas e lugares onde o Padre Abílio semeou o culto eucarístico, a vida, as virtudes e o testemunho de santidade e amor à eucaristia que o Servo de Deus nos legou. Depois, será a vontade de Deus a manifestar-se, concedendo-nos um milagre para que possa ser beatificado, e um segundo milagre para que seja declarado santo.

No final da eucaristia o Cónego Avelino Amorim, pároco de Este S. Mamede, agradeceu a toda a comunidade a forma como preparou e viveu este dia.

Informou que estava já constituído um grupo de trabalho para coordenar todo o trabalho a continuar na Causa do Padre Abílio. Propôs ainda um gesto concreto para assinalar este dia. Lembrando a chegada do Pe. Abílio à paróquia, onde encontrou uma igreja paroquial a necessitar de obras de reparação e o sacrário com um aspeto descuidado, sublinhou que “o exemplo de vida é o maior legado quer o Servo de Deus nos deixou, mas este sacrário, onde afirmou ter recebido as maiores inspirações, passado a maior parte do seu tempo, e recebido a paixão eucarística, merece que o conservemos sempre no melhor estado possível. Neste momento torna-se urgente consolidar os douramentos do sacrário e da tribuna, que apresentam falta de adesão ao suporte e inúmeras lacunas”. E deixou o desafio: “Seremos capazes de o concluir até 29 de junho? Acredito que sim, e assim deixaremos esta marca para o 55º aniversário da morte do Servo de Deus!”

A cerimónia terminou com um agradecimento ao Senhor dom Jorge, não apenas pela sua presença nesta celebração, mas sobretudo pela dedicação à Causa do padre Abílio, e pelo entusiasmo que sempre nos incutiu a cuidar de todo o processo. Porque a santidade dos sacerdotes e o amor à eucaristia são também marcas do seu episcopado. Bem-haja Senhor dom Jorge por toda a sua vida, vocação e missão ao serviço da nossa Arquidiocese! Continuará entre nós e, por isso, a fazer caminho com esta comunidade no processo do Servo de Deus Padre Abílio Gomes Correia.

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Este (São Mamede)
Casa Paroquial
Morada

Rua Pe. Abílio Gomes Correia, 46
4715-658 Este São Mamede

TLM

965098699

Cartório Paroquial

Quarta-feira - 20h00

Sexta-feira - 20h00

Eucaristias

Domingo, 09h30
Terça-feira, 19h30
Quarta-feira, 19h30
Quinta-feira, 19h30
Sexta-feira, 19h30
Sábado, 19h30

Feriados Civis, 07:30

Feriados Religiosos, 09:30

 

Confissões
Confissões
Visitas aos Doentes

A visita mensal aos doentes e/ou pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, deve ser marcada pelo próprio, ou seus familiares, com o pároco.

Semanalmente, os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram a Sagrada Comunhão.