Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
ano pastoral
Nova Ágora 2021
5, 12 e 19 de Março
A paróquia de São Miguel de Gualtar fica situada na orla nordeste da cidade de Braga.
São abundantes e riquíssimos os vestígios que aqui podemos encontrar, referentes mesmo ao período pré-histórico e às civilizações castrejas. Da antiguidade, conservam-se ainda muitos e valiosos testemunhos da presença e influência romana neste território. Um mosteiro beneditino e a vila de Gualtar são referidos já no século X. A Igreja Matriz foi concluída e dedicada na década de 70 do séc. XI, manifestando traços da arte românica e, na sua simbólica, a ligação à Ordem de Malta.
Dos primórdios aos nossos dias, é possível acompanhar a importância e riqueza da história de Gualtar na obra A Gesta de Gualtar, da autoria do Paleólogo Bento Miranda Pereira, e editada em 2015 pela Junta de Freguesia de Gualtar.
Actualmente, o quotidiano de Gualtar está marcado pela presença, no seu território, da Universidade do Minho e do Hospital de Braga. A sua exposição geográfica faz de Gualtar uma das mais belas e procuradas localidades da periferia da cidade de Braga. A oferta de estabelecimentos de ensino, públicos e particulares, cobre toda a escolaridade obrigatória. O dinamismo de instituições como o Centro Social, a APPACDM, a Casa da Ciência, a diversidade do movimento associativo e cultural, são bem latentes. E assim se explica que Gualtar se considere a “terra do sol nascente, da cultura e do ensino”.
O ambiente, marcadamente rural até há cerca de 40 anos, tornou-se hoje bem mais urbano e cosmopolita, mas deixando-nos o mesmo desafio de sempre, enquanto paróquia: encontrar na pessoa e na proposta de Jesus Cristo, o fundamento e o apelo para construir comunidade!
Rua da Igreja Nova, 4
4710-077 Braga
253676099 / 253690366
965098699
Terças e Quintas - das 17h - 18:45h
Sábado - Conforme boletim
Domingos e Dias Santos
08.00 (Igreja Matriz)
11.00
Sábados
18.15
Vésperas Feriais de Dias Santos
20.15
Segunda a Sexta-feira a)
18.45
a) EXCEPTO:
25 Janeiro a 02 de Fevereiro (novena S. Brás)
Sextas feiras da Quaresma (Via Sacra)
Mês de Maio (recitação do Terço)
20 a 29 de Setembro (novena de S. Brás Ás 20.15h)
1. Mensalmente, na semana da Primeira Sexta, antes da celebração da Eucaristia
2. Na Celebração Penitencial que a Catequese prepara, na etapa final de cada trimestre (Cfr. Boletim / Agenda)
3. Em qualquer momento, combinando com o pároco
1. Mensalmente, na semana em que ocorre a Primeira Sexta, o pároco visita os doentes e pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, que assim o solicitarem
2. A qualquer momento, a mesma visita pode ser agendada com o pároco
3. Os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram, semanalmente, aos domingos ou outro dia mais conveniente, a Sagrada Comunhão aos doentes e todos quantos estejam impossibilitados de se deslocar à Igreja. Para tal, devem informar o pároco.