Contributo paroquial

Entrega nos locais e formas habituais, ou por transferência bancária para o Iban da paróquia: PT50 0010 0000 2203 7000 0010 3

Boletim
V Domingo da Quaresma - Boletim Paroquial De 17 a 23 de março
APP Quaresma e Páscoa

Visite aqui a nossa APP da Quaresma e Páscoa

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Gualtar (São Miguel)
13 Mar 2020
COMUNICADO IMPORTANTE

PARÓQUIA DE SÃO MIGUEL DE GUALTAR

N.B.:alterações ao ponto 7

7. A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou hoje a suspensão da celebração comunitária das Missas, até “ser superada atual situação de emergência”. Em Nota Pastoral, o Senhor Arcebispo, sublinha que esta medida terá efeito imediato, pelo que, a partir de hoje, inclusive, não haverá celebração comunitária da Eucaristia na paróquia de Gualtar.

Quanto às restantes celebrações que, sejam por sua natureza, se tornam inadiáveis (v.g. funerais), devem assegurar-se todas as precauções na apresentação de condolências e manifestação exterior de cumprimentos, e a participação restringida apenas aos familiares mais próximos.

Ao longo deste tempo, indicaremos alguns subsídios para a oração em família, seja na página da paróquia seja por correio eletrónico. Entretanto, celebrarei cada dia, tendo presente todas as vossas intenções, e, particularmente, as pessoas que contraíram esta pandemia, os seus familiares, e todos os profissionais de saúde.

Tendo em conta as recomendações da CEP, a Nota Pastoral do Senhor Arcebispo, e as considerações do Conselho Pastoral Paroquial hoje reunido, informo que a nossa comunidade paroquial, até novas indicações, terá em conta os seguintes aspectos:

1. Ficam suspensas as actividades e reuniões da Catequese Paroquial, do Grupo de Jovens, do Escutismo, do Grupo Bíblico e da Pastoral da Família. Os responsáveis encontrarão as melhores propostas para que, cada um dos seus elementos, continue a viver a Quaresma como “tempo de cuidar o coração”, oferecendo proposta semanais a desenvolver no contexto familiar.

2. Suspende-se, também, a assistência espiritual do pároco e Ministros Extraordinário da Comunhão às pessoas idosas e/ou doentes, na forma habitual da visita e sagrada comunhão dominical ou semanal. Esta assistência será assegurada pelo pároco, sempre que solicitada pelo doente ou seu familiar.

3. O serviço de atendimento no escritório paroquial fica cancelado. Quanto possível, seja privilegiada a forma não presencial, para a resolução dos assuntos de cartório/escritório paroquial (tlm: 965098699  /  mail: paroquia.gualtar@arquidiocese-braga.pt). Os assuntos para os quais seja imprescindível o atendimento presencial, serão solicitados e combinados com o pároco.

5. Do programa celebrativo da Quaresma:

- A via Sacra, celebrada em espaço exterior, programada para o dia 03 de Abril, fica sem efeito, mantendo-se, no entanto, a sinalização nas ruas por onde passaria, com a colocação das cruzes em cada uma das estações;

- A Celebração Penitencial com reconciliação individual, prevista para o dia 28 de Março, fica adiada para data mais oportuna;

- A iniciativa “24 Horas para o Senhor”, pensada para 20 e 21 de Março, fica suspensa, aguardando melhor oportunidade de realização.

6. O Compasso Pascal, com a visita e bênção às famílias nas suas casas, está cancelado. O Conselho Pastoral oferecerá, oportunamente, um subsídio pastoral para que as famílias celebrem convenientemente no seu lar o Dia de Páscoa. Pensará ainda se tornará possível e conveniente, e em que modo, manifestar, como comunidade cristã, a alegria da fé na Ressurreição.

8. Convidamos todos os paroquianos a acompanhar todas as informações através do Boletim Paroquial, cujo envio pode ser solicitado através do endereço de mail supracitado. E ainda no sítio digital da paróquia em www.arquidiocese-braga.pt/gualtar, ou na aplicação móvel AppKyrios chms.

9. Acolhamos todos o convite do senhor arcebispo, e rezemos ao Senhor, para que, por mediação de Sua e nossa Mãe, “dê alívio e cure todos os infectados, anime os cuidam deles, ajude os investigadores a encontrar os meios de cura, e a todos nos dê saúde e sensibilidade para o cuidado compassivo dos enfermos e para evitar que a doença se espalhe”.

Gualtar, 13 de Março de 2020

Pe. Avelino Amorim

Paróquia de Gualtar (São Miguel)
Casa Paroquial

Rua da Igreja Nova, 4

TLM

Cartório Paroquial

Terças e Quintas - das 16h - 18:00h

Sábado - Conforme boletim

Eucaristias

Domingos e Dias Santos

Sábados

Vésperas de Feriais | Dias Santos

Terça-feira  a Sexta-feira A)

A) EXCEPTO:

25 JANEIRO A 02 DE FEVEREIRO (NOVENA S. BRÁS)

SEXTAS FEIRAS DA QUARESMA (VIA SACRA)

MÊS DE MAIO (RECITAÇÃO DO TERÇO)

20 A 29 DE SETEMBRO (NOVENA DE S. MIGUEL)

ÁS 20.15H

Confissões

1. Mensalmente, na semana da Primeira Sexta, antes da celebração da Eucaristia
2. Na Celebração Penitencial que a Catequese prepara, na etapa final de cada trimestre (Cfr. Boletim / Agenda)
3. Em qualquer momento, combinando com o pároco

Visitas aos Doentes

1. Mensalmente, na semana em que ocorre a Primeira Sexta, o pároco visita os doentes e pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, que assim o solicitarem
2. A qualquer momento, a mesma visita pode ser agendada com o pároco
3. Os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram, semanalmente, aos domingos ou outro dia mais conveniente, a Sagrada Comunhão aos doentes e todos quantos estejam impossibilitados de se deslocar à Igreja. Para tal, devem informar o pároco.