Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
Entrega nos locais e formas habituais, ou por transferência bancária para o Iban da paróquia: PT50 0010 0000 2203 7000 0010 3
“Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma «simples administração». Constituamo-nos em «estado permanente de missão», em todas as regiões da terra”. Assim o Papa Francisco, no nº25 da Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho, recordava e renovava o apelo deixado já pelo Concílio Vaticano II, com a urgência que o plano pastoral da nossa Arquidiocese lhe tem reconhecido.
Na sequência das visitas pastorais do ano 2016, e após avaliação das mesmas, o arciprestado de Braga elegeu duas opções pastorais como aposta prioritária para os próximos anos: formação para lideranças partilhadas nas comunidades, e espiritualidade e cultivo da vida interior. Daí que, no ano pastoral 2017-2018, tenha realizado, em colaboração com a UCP- Braga, um Curso de divulgação universitária “Lideranças Eclesiais”. E, no início do ano pastoral 2018-2019, organizou uma jornada pastoral intitulada “Renovação Inadiável”. O número significativo de participantes nesta jornada, levou à sua continuidade, agora em encontros mensais.
Da paróquia de Gualtar tem participado, em todas estas iniciativas, além do pároco, seis elementos do Conselho Pastoral. Pretende-se deste grupo, não tanto uma responsabilidade operativa ou organizativa, mas que leve o fermento e a semente desta necessidade pastoral inadiável de conversão e renovação a todos os grupos e ambientes paroquiais, para sermos, no hoje da nossa história e da nossa cultura, comunidade paroquial que possibilita verdadeiramente o encontro e a vida com Cristo, por Cristo e em Cristo.
Para conhecer mais profundamente este projeto, pode visitar www.laboratoriodafe.pt
Rua da Igreja Nova, 4
4710-077 Braga
253144740
965098699
Terças e Quintas - das 17h - 18:45h
Sábado - Conforme boletim
Segundas e feriados civis: 08h00
Terça a Sexta: 18h30
Sábado: 18h00
Domingos e dias santos: 08h00 e 11h00
a) EXCEPTO:
25 Janeiro a 02 de Fevereiro (novena S. Brás)
Sextas feiras da Quaresma (Via Sacra)
Mês de Maio (recitação do Terço)
20 a 29 de Setembro (novena de S. Miguel)
Ás 20.15h
.
1. Mensalmente, na semana da Primeira Sexta, antes da celebração da Eucaristia
2. Na Celebração Penitencial que a Catequese prepara, na etapa final de cada trimestre (Cfr. Boletim / Agenda)
3. Em qualquer momento, combinando com o pároco
1. Mensalmente, na semana em que ocorre a Primeira Sexta, o pároco visita os doentes e pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, que assim o solicitarem
2. A qualquer momento, a mesma visita pode ser agendada com o pároco
3. Os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram, semanalmente, aos domingos ou outro dia mais conveniente, a Sagrada Comunhão aos doentes e todos quantos estejam impossibilitados de se deslocar à Igreja. Para tal, devem informar o pároco.