Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
ano pastoral
Nova Ágora 2021
5, 12 e 19 de Março
As Conferências Vicentinas (ou Conferências de São Vicente de Paulo como oficialmente são ominadas) são movimentos de apostolado laical da Igreja Católica, que procuram acompanhar e auxiliar as pessoas ou agregados familiares mais desfavorecidos social e economicamente, mediante a ação articulada dos seus membros.
A ação dos vicentinos procura a promoção e dignidade da pessoa humana no seu todo, e no seu contexto social, fundada no sentimento e no sentido da fraternidade cristã, que nos faz compreender a todos como irmãos em Cristo, e a descobrir a presença de Deus no rosto de cada pessoa.
Em Gualtar a Conferência Vicentina foi fundada em 03 de Março de 1937, aquando da publicação do Decreto de Agremiação pelo Conselho Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo em França. Reúne habitualmente na primeira terça feira de cada mês. Acompanha famílias e pessoas individuais, na vivência das obras de misericórdia, e coordena toda a pastoral socio-caritativa da paróquia.
A ajuda material torna-se possível pelo protocolo estabelecido com o Banco Alimentar, a colaboração das instituições locais e, sobretudo, a generosidade da comunidade paroquial.
Rua da Igreja Nova, 4
4710-077 Braga
253676099 / 253690366
965098699
Terças e Quintas - das 17h - 18:45h
Sábado - Conforme boletim
Domingos e Dias Santos
08.00 (Igreja Matriz)
11.00
Sábados
18.15
Vésperas Feriais de Dias Santos
20.15
Segunda a Sexta-feira a)
18.45
a) EXCEPTO:
25 Janeiro a 02 de Fevereiro (novena S. Brás)
Sextas feiras da Quaresma (Via Sacra)
Mês de Maio (recitação do Terço)
20 a 29 de Setembro (novena de S. Brás Ás 20.15h)
1. Mensalmente, na semana da Primeira Sexta, antes da celebração da Eucaristia
2. Na Celebração Penitencial que a Catequese prepara, na etapa final de cada trimestre (Cfr. Boletim / Agenda)
3. Em qualquer momento, combinando com o pároco
1. Mensalmente, na semana em que ocorre a Primeira Sexta, o pároco visita os doentes e pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, que assim o solicitarem
2. A qualquer momento, a mesma visita pode ser agendada com o pároco
3. Os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram, semanalmente, aos domingos ou outro dia mais conveniente, a Sagrada Comunhão aos doentes e todos quantos estejam impossibilitados de se deslocar à Igreja. Para tal, devem informar o pároco.