Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
ano pastoral
Nova Ágora 2021
5, 12 e 19 de Março
A Legião de Maria é um movimento internacional católico de leigos cujo objetivo é colaborar na Missão Evangelizadora da Igreja. Os seus membros praticam o apostolado direto através do contacto pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastadas da Igreja, dos mais solitários e marginalizados da sociedade.
A Espiritualidade da Legião de Maria baseia-se principalmente na fé, na ação conjugada do Espírito Santo e de Maria na obra da Redenção, e no estabelecimento do Reino de Deus no Mundo. Os legionários dão-se a Nossa Senhora e querem ajudá-la na sua missão de Mãe da Igreja. No exercício do seu apostolado, eles consideram-se como “instrumentos” da Rainha dos Apóstolos e, pela sua íntima união com Ela, entregam-se à Ação do Espírito Santo que é o principal agente da evangelização.
A Legião de Maria teve o seu início no dia 7 de setembro de 1921 em Dublin, Irlanda (véspera da Natividade de Nossa Senhora). O seu fundador foi um leigo irlandês chamado Frank Duff. A Legião de Maria existe em todo o mundo, em 167 dos 182 países e opera em 2000 dioceses das 2287 existentes, com milhões de membros ativos e auxiliares. Tem a honra de ser um movimento apostólico que conta com muitos mártires entre os seus membros, sobretudo na China, nos países do Leste Europeu e em alguns países africanos.
Na Paróquia de S. Miguel de Gualtar, foi criado o Praesidium de Nossa Senhora do Rosário, que teve início com a primeira reunião no dia 18 de setembro de 1998. O Praesidium, é constituído pelo diretor espiritual, Sr. Cónego Avelino Amorim, e 19 membros ativos, 64 auxiliares, 3 pretorianos e 1 adjutor. Também existe nesta Paroquia um Praesidium Juvenil. Se amas Nossa Senhora e desejas fazer uma experiência Apostólica de fé e esperança, vem informar-te connosco.
Rua da Igreja Nova, 4
4710-077 Braga
253676099 / 253690366
965098699
Terças e Quintas - das 17h - 18:45h
Sábado - Conforme boletim
Domingos e Dias Santos
08.00 (Igreja Matriz)
11.00
Sábados
18.15
Vésperas Feriais de Dias Santos
20.15
Segunda a Sexta-feira a)
18.45
a) EXCEPTO:
25 Janeiro a 02 de Fevereiro (novena S. Brás)
Sextas feiras da Quaresma (Via Sacra)
Mês de Maio (recitação do Terço)
20 a 29 de Setembro (novena de S. Brás Ás 20.15h)
1. Mensalmente, na semana da Primeira Sexta, antes da celebração da Eucaristia
2. Na Celebração Penitencial que a Catequese prepara, na etapa final de cada trimestre (Cfr. Boletim / Agenda)
3. Em qualquer momento, combinando com o pároco
1. Mensalmente, na semana em que ocorre a Primeira Sexta, o pároco visita os doentes e pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, que assim o solicitarem
2. A qualquer momento, a mesma visita pode ser agendada com o pároco
3. Os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram, semanalmente, aos domingos ou outro dia mais conveniente, a Sagrada Comunhão aos doentes e todos quantos estejam impossibilitados de se deslocar à Igreja. Para tal, devem informar o pároco.