Contributo paroquial

Entrega nos locais e formas habituais, ou por transferência bancária para o Iban da paróquia: PT50 0010 0000 2203 7000 0010 3

Boletim
V Domingo da Quaresma - Boletim Paroquial De 17 a 23 de março
APP Quaresma e Páscoa

Visite aqui a nossa APP da Quaresma e Páscoa

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Gualtar (São Miguel)
29 Jan 2021
Batismo

“O Batismo é o sacramento fundamental e a condição prévia para todos os outros sacramentos. Ele liga-nos a Jesus Cristo, insere-nos na Sua morte redentora na cruz, libertando-nos do poder do pecado, e faz-nos ressuscitar com Ele para uma Vida interminável. (Youcat)

O Batismo é o primeiro dos sacramentos, sem o qual nenhum outro pode ser celebrado. O Batismo torna-nos filhos de Deus e membros da Igreja e, por isso, inicia em nós uma vida nova, com novo sentido, porque fundamentada em Jesus Cristo.

Nos adultos, o Batismo pressupõe já a adesão, aprofundamento e profissão da fé cristã; nas crianças, que a sua educação cristã seja assegurada pelos seus pais e padrinhos, com a colaboração da comunidade cristã.

• ASPECTOS FUNDAMENTAIS:

1. Marcação da data. A data do Batismo deve ser marcada com o pároco no horário de atendimento estabelecido, ou noutro momento a combinar com ele. Não havendo uma antecedência pré-definida, é conveniente que seja feita atempadamente, para que seja possibilite conjugar a pretensão dos pais com a programação da vida da comunidade

2. Preparação do Batismo. No encontro inicial, para marcação da data, o pároco informará das questões mais práticas e dos procedimentos necessários. Depois, os pais e padrinhos devem participar num dos encontros mensais de Preparação da Celebração do Batismo, coordenado pela Pastoral Familiar, e que se realizam mensalmente.

3. O que é necessário preparar? Os pais devem ter em conta que, para a celebração do Batismo serão necessárias a vela do Batismo e a veste deve ser branca, já que é um dos sinais e ritos do Batismo.

4. Os Padrinhos. Na escolha dos padrinhos os pais devem ter em consideração que, mais que uma questão familiar ou de amizade e significado pessoal, a escolha dos padrinhos deve ter em conta a educação cristã da criança, requisito indispensável para a celebração do Baptismo. Por isso, aqueles que são propostos para padrinhos devem ser pessoas amadurecidas na fé, comprometidas com a comunidade cristã, e de vivência e testemunho cristãos.

5. Documentos necessários:

- Aquando da marcação, os pais devem trazer preenchido o formulário de pedido de batismo .

- Se os pais vivem em Gualtar e desejam celebra o Batismo noutra paróquia; ou então, se vivem noutra paróquia e desejam celebrar o Batismo em Gualtar, devem solicitar ao pároco a Declaração para a transferência do lugar de Batismo, e com esse documento pedir a devida autorização nos Serviços Centrais da Arquidiocese.

- É necessário, para os padrinhos que residam noutra paróquia, que solicitem ao pároco da sua residência a Declaração de Idoneidade.

Documentos para Download
Paróquia de Gualtar (São Miguel)
Casa Paroquial

Rua da Igreja Nova, 4

TLM

Cartório Paroquial

Terças e Quintas - das 16h - 18:00h

Sábado - Conforme boletim

Eucaristias

Domingos e Dias Santos

Sábados

Vésperas de Feriais | Dias Santos

Terça-feira  a Sexta-feira A)

A) EXCEPTO:

25 JANEIRO A 02 DE FEVEREIRO (NOVENA S. BRÁS)

SEXTAS FEIRAS DA QUARESMA (VIA SACRA)

MÊS DE MAIO (RECITAÇÃO DO TERÇO)

20 A 29 DE SETEMBRO (NOVENA DE S. MIGUEL)

ÁS 20.15H

Confissões

1. Mensalmente, na semana da Primeira Sexta, antes da celebração da Eucaristia
2. Na Celebração Penitencial que a Catequese prepara, na etapa final de cada trimestre (Cfr. Boletim / Agenda)
3. Em qualquer momento, combinando com o pároco

Visitas aos Doentes

1. Mensalmente, na semana em que ocorre a Primeira Sexta, o pároco visita os doentes e pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, que assim o solicitarem
2. A qualquer momento, a mesma visita pode ser agendada com o pároco
3. Os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram, semanalmente, aos domingos ou outro dia mais conveniente, a Sagrada Comunhão aos doentes e todos quantos estejam impossibilitados de se deslocar à Igreja. Para tal, devem informar o pároco.