Arquidiocese

Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
21 Jan 2021 “A unidade trata-se de aceitar a diversidade” Para marcar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Igreja Viva aborda a figura de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares e grande promotora do ecumenismo. José Francisco Cruz, focolarino há 45 anos, descreve o trabalho de Chiara no diálogo com as muitas igrejas cristãs.
14 Jan 2021 “Não substituimos os sacerdotes” O diácono permanente Nuno Francisco e a esposa, Cristina, assumiram em Outubro passado a liderança da paróquia de Odiáxere, em Lagos. A gestão da paróquia é articulada com os três parócos in solidum jesuítas, mas o dia-a-dia fica maioritariamente a cabo da família. Como é assumir esse desafio?
7 Jan 2021 “O Padre Cruz era um homem de um coração universal” Dário Pedroso, jesuíta, é o vice-postulador da causa de canonização do padre cruz, figura do catolicismo português da primeira metade do século XX. Nesta entrevista, apresenta um pouco do sacerdote e da vida que fez com que fosse proclamado santo, pelo povo, na sua altura – vida essa agora em estudo no Vaticano para chegar, primeiro, à beatificação.
31 Dez 2020 Dia Mundial da Paz Com o Dia Mundial da Paz e um novo ano ao virar da esquina, o Igreja Viva publica a mensagem do Papa Francisco, em que o sumo pontífice apela a uma cultura do cuidado.
24 Dez 2020 Tabuleiro de Xadrez Descubra a magia do Natal nesta edição especial com o habitual conto de Luís da Silva Pereira.
17 Dez 2020 "Há muitos presentes que podem não ter uma forma física" Francisco Ferreira, Engenheiro do Ambiente e professor universitário, é também Presidente da Direcção da Associação ZERO. O Igreja Viva perguntou-lhe como é que se pode ter um Natal em que o desperdício não é a maior consequência da celebração.
10 Dez 2020 “Nós é que precisamos muito das pessoas com deficiência” Carmo Diniz é coordenadora do Serviço Diocesano das Pessoas com Deficiência no Patriarcado de Lisboa. A deficiência entrou na vida de Carmo com o filho que adoptou há oito anos... ou será que foi mesmo assim? Uma conversa a propósito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado na quinta-feira passada.
3 Dez 2020 “Há um esvaziamento quase total da vida comunitária” A situação em Cabo Delgado tem piorado consideravelmente este ano e são cada vez mais as pessoas que fogem das suas aldeias para escapar da violência. É o que conta Paulo Aido, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que tem acompanhado o desenvolvimento dos eventos na província do norte de Moçambique e que explicou ao Igreja Viva como é que se chegou a um “problema humanitário gigantesco”.
26 Nov 2020 Libertem os prisioneiros Foi divulgado ontem, ‘Red Wednesday', o mais recente relatório da Fundação Ajuda à Igreja Que Sofre, desta vez acerca dos cristãos presos pura e simplesmente devido à fé que professam. A Fundação ocupa hoje estas duas páginas para explicar qual é a situação actual no mundo.
19 Nov 2020 “O mundo fora das portas da igreja é, também, o mundo da Igreja” Foi no início deste ano que a Brotéria mudou de casa e mudou de vida. É agora um centro cultural sempre activo em pleno Bairro Alto de Lisboa. Mas o que faz um centro cultural dos jesuítas num bairro tudo menos ligado à religião?
1 2 3 4 5 ... 41
Igreja Viva

Suplemento do Diário do Minho

A aposta da Arquidiocese na divulgação dos grandes temas religiosos da atualidade

Todas as quintas feiras
Director:Damião A. Gonçalves Pereira
Ficha Técnica

Redacção

Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social (P. Tiago Freitas, P. Paulo Terroso, Ana Pinheiro, Filipa Correia e Flávia Barbosa).

Edições Anteriores
21 Jan 2021
14 Jan 2021
7 Jan 2021
31 Dez 2020