Arquidiocese de Braga -
30 abril 2025
III Domingo da Páscoa | C

“Bem sabiam que era o Senhor”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Num local de destaque, estarão visíveis para todos as pegadas da caminhada para o ciclo litúrgico da Páscoa, com o passo “Louvor”.
Sugestão de cânticos
[Entrada] O Cordeiro que foi imolado – A. Cartageno
[Rito de aspersão] Do vosso coração, Senhor Jesus Cristo – A. Cartageno
[Glória] Glória a Deus nas alturas – F. Santos
[Apresentação dos dons] Nesta hora sem igual – M. Faria
[Comunhão] Os discípulos conheceram o Senhor Jesus – C. Silva
[Final] Mãe das nossas mães – M. Faria
Eucologia
[Orações presidenciais] Domingo III da Páscoa
[Prefácio] Prefácio Pascal III
[Oração Eucarística] Oração Eucarística III
[Bênção] Bênção solene para o Tempo Pascal
Ministérios Litúrgicos
Os MEC devem ser, nas comunidades, pedagogos da adoração eucarística. Para isso, devem tomar exemplo da multidão dos Anjos, dos Seres Vivos e dos Anciãos do livro do Apocalipse: um louvor majestático, mas sereno, humildemente solene, sem palavras supérfluas e numa atitude corporal que acompanha e ilustra as palavras. Por vezes, um simples “Ámen!” diz tudo o que somos capazes de dizer diante do infinito de Deus.
Durante a celebração, os MEC esforcem-se por, com os seus gestos, com a sua oração e a forma como distribuem a Sagrada Comunhão, convocarem todos para a adoração do Senhor realmente presente.
Aclamação ao Evangelho
Durante a aclamação ao Evangelho, enquanto um jovem acende o Círio Pascal, como sinal do reconhecimento da presença do Ressuscitado no meio da assembleia.
Evangelho para os jovens
As leituras deste Domingo são profundamente eucarísticas e missionárias. O Papa Francisco já anunciou diversas vezes que os cristãos devem ser discípulos missionários, ou seja, alimentados “pelo pão e pelo peixe” da Eucaristia, preparados e dados por Jesus a cada cristão batizado. Somos convidados a ensinar em nome de Jesus, sem medo nem receio de sermos açoitados, achincalhados, presos ou até mortos. A palavra de Deus não pode ficar dentro das quatro paredes das Igrejas, sem fazer qualquer transformação no coração dos discípulos missionários. É fundamental que a comunidade acolha as feridas, as suas feridas, e as transforme em oportunidade de evangelização para levar a novidade da ressurreição aos quatro cantos do mundo.
Dinâmica da Páscoa
A seguir à homilia, toda a assembleia será convidada a rezar a oração que está prevista para este III Domingo da Páscoa, na pagela em forma de pegada que será entregue a toda a assembleia:
Jesus,
Tu vens ao meu encontro
nos lugares onde me encontro.
Ajuda-me a reconhecer a Tua presença.
Confirma os meus passos,
ajuda-me a sair em missão,
dando graças e louvor
pela Tua presença na minha vida.
Oração Universal
V/Caríssimos fiéis: voltemos para Jesus o nosso olhar e peçamos-Lhe que dê coragem aos que trabalham pela Igreja e aos que sofrem humilhações pelo seu nome, dizendo, com alegria:
R/Cristo ressuscitado, ouvi-nos.
Pelos pastores da Igreja, a quem Jesus pede que O amem, pelas ovelhas e cordeiros que eles apascentam e por todo o Povo de Deus que com eles seguem a Cristo, oremos.
Pelos que semeiam a Palavra e lançam as redes, pelos que obedecem a Deus antes que às pessoas e pelos que sofrem por fidelidade à sua fé, oremos.
Pelas pessoas com responsabilidades públicas, que têm a missão de construírem a paz, por todos os que têm poder e procuram servir bem e pelos povos que anseiam por mais pão, justiça e paz, oremos.
Pelos que estão presos por amarem a justiça, pelos que sofrem por dizerem a verdade e pelos que são perseguidos por falarem de Jesus, oremos.
Pelos jovens que participam nesta assembleia, pelas crianças que vão receber o Pão da vida e pelos adultos a quem Jesus pede que O sigam, oremos.
Pelo falecido Papa Francisco, que o Pastor eterno, que vive sempre para interceder por nós, o acolha na sua paz. Oremos.
V/Senhor Jesus ressuscitado, que nas margens do mar da Galileia preparastes a refeição para os apóstolos, partilhai connosco o vosso amor e conduzi-nos ao festim da eternidade. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
R/ Ámen.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
A Oração Eucarística I diz: “…dos próprios bens que nos destes oferecemos […] o sacrifício perfeito…”. A Eucaristia é circularidade de dom com origem em Deus e a Ele regressa. Apenas oferecemos a Deus o que d’Ele previamente recebemos e que Ele nos volta a dar transubstanciado. Na aparição do Ressuscitado, Jesus prepara uma refeição antes dos discípulos trazerem o fruto da sua pesca milagrosa por intervenção do Mestre. Todavia, apesar de ter já preparado o pão e os peixes nas brasas, Jesus pede aos discípulos que tragam algo para a refeição que é também dom de Deus. Por isso, rezamos numa oração sobre as oblatas: “Vós nos concedeis estes dons que Vos oferecemos e nos atribuis o mérito do oferecimento”.
Sair em missão
Promover um momento de adoração eucarística e convidar vizinhos, jovens e pessoas que não frequentem a Igreja.
Download de Ficheiros
c_páscoa_3.docx
1920x1080_03_pascoa.jpg
1080x1920_03_pascoa.jpg
1024x768_03_pascoa.jpg
Pão na Palavra
Relacionadas
2025.02.21
2025.02.21
Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Espiritualidade
Partilhar