Arquidiocese de Braga -

9 dezembro 2025

III Domingo do Advento | A

Fotografia

“Ide contar a João o que vedes e ouvis”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Como elemento simbólico para o espaço litúrgico, sugere-se que continue, diante do Altar ou num local visível na Igreja, um saco de serapilheira ou similar aberto. Nele será colocado a semente da “alegria”, reconhecer os frutos da presença de Deus e partilhar os sinais de vida que já brotam.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Alegrai-vos sempre no Senhor – J. P. Martins

[Preparação Penitencial] Tende compaixão de nós, Senhor – M. Simões

[Apresentação dos dons] Filha de Sião, canta com júbilo – L. Deiss

[Comunhão] Dizei aos desanimados – F. Santos

[Final] Peregrinos de Esperança (Hino do Jubileu 2025) – Adapt. A. Cartageno

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações do Domingo III do Advento 

[Prefácio] Prefácio II do Advento 

[Oração Eucarística] Oração Eucarística III

[Bênção] Bênção solene para o Advento 

 

Ministérios Litúrgicos

A expressão da alegria e do júbilo manifesta-se em função de boas notícias, que recebemos e reconhecemos, quais sinais de salvação a acontecer na vida. Porque estes sentimentos não se podem contar evidenciam-se pelo canto, pela música. Por isso, os músicos e os cantores assumam esse papel de dinamização da alegria e do júbilo em cada celebração.

 

Introdução à Liturgia da Palavra

Antes da proclamação da Palavra, enquanto se entoa um cântico apropriado, os leitores avançam pelo meio da assembleia com a semente e apresentam-na à assembleia. No final do cântico, enquanto mostram a semente à assembleia, será lida uma admonição orante, que introduzirá brevemente no sentido da escuta da Palavra e do sentido que a semente pretende fazer germinar em nós:

A alegria cristã nasce do que Deus já está a fazer. Mesmo quando nem tudo é perfeito, há sinais de vida a crescer à nossa volta, gestos, encontros, abraços de perdão que anunciam o Reino. A Palavra deste domingo convida-nos a reconhecer esses frutos e a partilhá-los. Que a nossa escuta seja um cântico de gratidão, e que a alegria que nasce de Deus se torne em nós luz para quem vive sem esperança.

Depois dessa admonição, os leitores colocam a semente sobre o saco, seguindo-se a proclamação da Palavra.

 

Evangelho para todos

Deus continua a necessitar de mensageiros da sua Boa Nova. Os tempos de hoje necessitam de mensageiros como João Batista que, com as suas ações e palavras, se tornou o precursor do Messias, aquele que preparou o caminho, ou seja, o coração do povo judeu, para que Cristo viesse ao seu encontro. Todos somos chamados a ser audazes e criativos no modo como mostramos os sinais da salvação a acontecer na vida das pessoas, de tal modo que geremos espanto, entusiasmo, alegria e júbilo em todos os destinatários do Evangelho.

 

Oração Universal

V/Irmãs e irmãos: cada novo ano litúrgico é um tempo de graça. Cheios de alegria pela vinda gloriosa do Senhor, imploremos, com toda a confiança, cantando:

R/ Vinde, Senhor, e salvai-nos.

 

1. Oremos para que, em toda a Igreja, na nossa Arquidiocese e em todas as comunidades cristãs, se anuncie a Boa Nova a todos, e as periferias e os desertos humanos floresçam de esperança pela ação do Espírito Santo. 

 

2. Oremos para que, nas instituições sociais e caritativas de todo o mundo, haja trabalho, liberdade, alimento, justiça e paz, e a angústia, o desespero e a depressão não perturbe os corações. 

 

3. Oremos para que as pessoas portadoras de alguma deficiência, os doentes e os idosos encontrem nas comunidades cristãs apoio e segurança, e os que vivem sem alegria, entusiasmo e coragem ponham toda a sua esperança no Senhor. 

 

4. Oremos para que, em todos os ambientes de violência, fome e guerra, as ações humanitárias façam desabrochar flores de paz, e todos os mensageiros de esperança sejam fortalecidos pelo Espírito de Deus. 

 

5. Oremos para que, na nossa comunidade e em todos os seus grupos, cada um de nós, à imagem de Jesus, sirva os mais frágeis e pobres, e se disponha a socorrer todos os que sofrem e a despertar a sua esperança.

 

V/Senhor, nosso Deus, que nos prometeis a felicidade sem fim, concedei-nos um coração pobre e fazei que a próxima vinda do vosso Filho transforme o mundo com a sua paz. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.

R/Ámen. 

 

 

 

Encontrar o Pão na Palavra

 

Meditação Eucarística

João Batista é o profeta que anuncia a vinda do Messias, mas é também aquele que o indica já presente no meio de nós. Por isso, ele é a voz que grita, mas que também se apaga, para que a Palavra mostre toda a sua eloquência no Verbo feito carne. Ele é assim uma imagem eucarística. Até João Batista, Deus fala pela palavra dos Profetas; em Jesus, Deus fala por Seu Filho feito carne. A Palavra mais forte repetida em cada Eucaristia, é: “isto é o meu Corpo entregue por vós”. João é a voz, mas Jesus é a Palavra feita Pão da Vida. Por isso, João disse, indicando Jesus presente, diz: “eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Nós ouvimo-lo quando o celebrante mostra o Pão de Deus, fazendo ressoar na história as palavras do Precursor.

 

 

Sair em missão

Oração

Senhor,

alegro-me com as Tuas maravilhas! 

Faz-me ver o bem que já cresce à minha volta. 

Que a Tua alegria me encha de gratidão 

e me torne sinal de luz 

para quem vive sem esperança.

 

Missão da Semana

A Boa Nova de Jesus Cristo anunciada aos pobres diz-nos que, apesar de frágeis e pecadores, temos sempre a possibilidade de nos deixarmos plenificar pela alegria. É esta a nossa felicidade e esperança! Para prosseguirmos juntos no caminho de conversão ao Evangelho, nesta semana, vamos repetir todos os dias e várias vezes por dia, como um mantra, a Bem-Aventurança: “bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”.


Download de Ficheiros

a_advento_3.docx

Pão na Palavra

1024x768_03_advento.jpg

1080x1920_03_advento.jpg

1920x1080_03_advento.jpg