Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 19 Mai 2016
Papa Francisco: "Ignorar o pobre é desprezar Deus"
Bergoglio referiu que muita gente "finge" não ver os pobres.
  © Getty Images

O Papa Francisco lançou um apelo de misericórdia para com o "próximo". “Ignorar o pobre é desprezar Deus”, alertou o Santo Padre durante a audiência pública na Praça de São Pedro perante milhares de peregrinos.

O Papa lamentou o facto de muita gente “fingir” não ver os pobres, acrescentando que “para eles, os pobres não existem”.

“Nenhum mensageiro e nenhuma mensagem poderão substituir os pobres que encontramos no caminho, porque neles se encontra o próprio Jesus”, ressalvou, evocando uma passagem do Evangelho de São Lucas em que Jesus se refere à parábola do homem rico que ignora o pobre Lázaro.

Para o Sumo Pontífice, a parábola é representativa do “grito silencioso dos pobres de todos os tempos”. Francisco assinala ainda “a contradição de um mundo cujas imensas riquezas e recursos estão nas mãos de poucos”.

Na sequência do ciclo de catequeses sobre a misericórdia, o Papa relacionou a misericórdia de Deus com a que cada um deve ter para com o seu “próximo”. “Quando esta falta, também a misericórdia de Deus não encontra espaço no nosso coração fechado, não pode entrar. Se eu não abrir a porta do meu coração ao pobre, essa porta permanece fechada, mesmo para Deus, e isto é terrível”, sublinhou.

Palavras-Chave:
Papa Francisco  •  Papa  •  Pobres