Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 27 Jun 2016
Papa pede à UE "outra forma de união"
Francisco afirmou ontem que a União Europeia vive uma “atmosfera de divisão” e apelou para que se pense em "outra forma de união".
PARTILHAR IMPRIMIR
  © LUSA

O Papa Francisco alertou ontem que a decisão do Reino Unido sair da União Europeia mostra uma “atmosfera de divisão” que o continente vive, temendo uma “balcanização”.

"Temos de encontrar um novo tipo de União", disse o pontífice aos jornalistas.

O Papa comentou a situação vivida no Reino Unido na viagem de regresso a Roma, após a visita oficial à Arménia, referindo que ”há alguma coisa que não está a funcionar nesta maciça, pesada União”. “Mas não vamos deitar fora o bebé com a água do banho”, explicou.

Francisco apelou ainda aos líderes europeus para que estejam abertos a uma “desunião criativa e saudável”, estando disponíveis para “dar mais independência, mais liberdade aos países na União Europeia”.

O Santo Padre recomendou ao continente a ter “mais criatividade”, referindo-se à criação de postos de trabalho e à elevada taxa de desemprego entre os jovens.

Apontou ainda que os resultados do referendo requerem agora “uma grande responsabilidade para garantir o bem-estar do povo do Reino Unido, tal como o bem estar e coexistência de todo o continente europeu”.

Por fim referiu que “a fraternidade é melhor do que as distâncias, as pontes são melhores do que os muros”.

Na passada quinta-feira, os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois do 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a intenção de se demitir em Outubro.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190