Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 11 Mai 2017
Revelados mais pormenores sobre milagre dos Pastorinhos
Família da criança miraculada fez declaração a partir do Santuário de Fátima sobre o milagre atribuído a Jacinta e Francisco.
  © Santuário de Fátima

Os pais da criança miraculada por intercessão dos pastorinhos falaram hoje pela primeira vez à imprensa, revelando alguns pormenores sobre a cura da criança após um acidente ocorrido a 3 de Março de 2013, que a deixou em coma.

No comunicado de imprensa, os pais de Lucas — a criança alvo da intercessão dos pastorinhos — explicam que o filho, à época com 5 anos, caiu de uma janela com seis metros e meio de altura. A queda, na qual bateu com a cabeça, resultou num “traumatismo craniano muito grave, com perda de tecido cerebral”, descrevem os pais, João Batista e Lucila Yurie.

O acidente levou a criança a duas paragens cardíacas e uma operação de urgência, que culminaram num estado de coma.

Quatro dias após o acidente, os médicos garantiram aos pais, tal como os próprios explicam, que “as possibilidades de o menino sobreviver eram baixas e que se sobrevivesse teria uma recuperação muito demorada ficando certamente com graves deficiências cognitivas ou mesmo em estado vegetativo”.

Os pais pediram a uma irmã do Carmelo de Campo Mourão, no Brasil, que a comunidade rezasse pelo filho. A irmã transmitiu o recado e “correu para as relíquias dos Beatos Francisco e Jacinta, que estavam junto do Sacrário, e sentiu o impulso de oração: «Pastorinhos, salvem este menino, que é uma criança como vocês», descrevem os pais.

Toda a comunidade do Carmelo, assim como a própria família, rezou apenas com a intercessão dos Pastorinhos. “Dois dias depois, no dia 9 de Março, o Lucas acordou, bem, e começou a falar”, contam João e Lucila. Seis dias depois o filho teve alta, sem qualquer sequela do acidente.

Os pais destacam o facto de os médicos, alguns dos quais não crentes, referirem não ter qualquer explicação para a recuperação de Lucas.

“Damos graças a Deus pela cura do Lucas e sabemos com toda a fé do nosso coração que este milagre foi obtido pelos Pastorinhos Francisco e Jacinta. Sentimos uma imensa alegria por ser este o milagre que os leva à canonização, mas sobretudo sentimos a bênção da amizade destas duas crianças, que ajudaram o nosso menino e agora ajudam a nossa família”, concluem João e Lucila.

O milagre foi reconhecido pelo Papa Francisco no dia 23 de Março. Os beatos Francisco e Jacinta Marto vão ser declarados santos já no próximo Sábado, 13 de Maio.

O reconhecimento de um milagre após o processo de beatificação compete à Congregação para a Causa dos Santos, regulado pela Constituição Apostólica “Divinus Perfectionis Magister", estabelecida em 1983. A aprovação final, que reconhece a cura como verdadeiro milagre, é da competência exclusiva do Papa.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social