Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 8 Set 2008
Armas de Fé de D. Antonino Dias
Escudo oval pleno. De azul: em chefe um delta de oiro com chrísmon de sanguinho, cujo rhó desce até coser o pé em contrachefe siglado AM de prata, donde saem duas cepas retorcidas uvadas de oiro e folhadas de verde nervadas de prata, ascendentes rodeando o delta. Encimado por chapéu de bispo coin cruz trilobada, báculo de ouro e mitra bordada a ouro. Por baixo, um distel com a frase "Ilium oportet crescere".
Simbologia dos metais: o oiro exprime nobreza, força, sabedoria, poder, vigor e fidelidade, e representa Deus a quem o brasonado serve e que coloca no centro do seu afecto, sendo, por isso, usado para a representação da cruz, do báculo, do bordado da mitra e das uvas (matéria da eucaristia); a prata simboliza a castidade e a pureza, a verdade, a humildade e a esperança, e representa a Virgem Santa Maria, Mãe e tipo da Igreja.
Simbologia das cores: o sanguinho simboliza a caridade, valor, valentia e vitória, firmeza e generosidade e foi a cor utilizada para representar Cristo; a safira é a cor da perseverança, zelo e lealdade, e representa a Igreja; o verde das parras simboliza a esperança; nervado de prata, representa as virtudes que a sustentam.
Simbologemas: o triángulo equilátero é o símbolo tradicional de Deus, comunhão de três pessoas iguais - a Trindade; o chrísmon é a abreviatura, através das suas duas primeiras letras. da palavra grega que significa Messias' - ΧΡΙΣΤΟΣ - e que é traduzida pelo “lat. Christus, port. Cristo”; MA é a abreviatura de “Maria”, o nome da Virgem Mãe de Deus, também legível como acrónimo de “Ave Maria”, saudação do anjo Gabriel (Lc 1, 28b), repetida na mais popular das orações e iniciada pela interjeição que a patrística fez ressaltar como inverso de “Eva” para significar que Maria veio inverter a situação criada pelo pecado original; Maria, modelo de crente, é também “typus et exemplar” da Igreja, nos termos do Concilio Vaticano II (LG 8, 53); a videira é símbolo da Igreja, comunhão dos fiéis entre si e com Cristo, representada nos sacramentos que nascem da cepa que é Cristo (Jo 15, 5), descido à condição de homem no seio de Maria.
O lema, tradução latina de εκεινον δει αυζανειν (onde δει exprime verdadeiramente uma necessidade, bem mais premente que o optativo “oportet”) é um inciso do Evangelho de S. João (Jo 3, 30) colocado na boca de João Baptista que afirma que o que o falta é que Jesus Cristo cresça (e que ele diminua, por ter vindo apenas para preparar as pessoas para O acolherem). Com ele, o bispo pretende afirmar a sua humildade, disponibilidade e entrega total ao serviço do Povo de Deus que é a Igreja, Corpo de Cristo.
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva