Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Sé de Braga | 28 Mai 2018
Azulejos em S. Geraldo recebem menção honrosa
Galardão foi concedido nos “Prémios SOS Azulejo 2017”, destinados a premiar a protecção e valorização do património azulejar português.
  © Sé de Braga

No dia 23 de Maio foram entregues no Palácio da Fronteira, em Lisboa, os Prémios SOS Azulejo 2017. O projecto SOS Azulejo é uma iniciativa da responsabilidade do Museu da Polícia Judiciária que se destina a premiar o empenho e esforço de entidades públicas, privadas ou de particulares, no que diz respeito à protecção e valorização do património azulejar português.

O Cabido da Sé de Braga e Susana de Vilas-Boas Miranda Lainho foram distinguidos com uma das menções honrosas na área da “Conservação e Restauro”. O galardão deveu-se à obra de restauro dos azulejos da Capela de São Geraldo, na Sé.

Os trabalhos de conservação e restauro, que decorreram entre 2016 e 2017, foram executados pela empresa Susana Lainho, Unipessoal, no âmbito da candidatura Norte 2020 – Rota das Catedrais a Norte.

Os painéis de azulejo da Capela de S. Geraldo, datados de 1712, foram encomendados pelo Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles. A sua execução é atribuída a António de Oliveira Bernardes, uma das figuras maiores da azulejaria nacional. Os quatro grandes painéis, de coloração azul e branca, são historiados e contam alguns dos momentos mais significativos da vida de S. Geraldo.

S. Geraldo foi Arcebispo de Braga e é o padroeiro da cidade, que assinala sempre o dia da sua morte, a 5 de Dezembro de 1108.

Palavras-Chave:
Sé de Braga  •  Azulejos  •  S. Geraldo  •  Capela  •  Prémio