Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 24 Out 2018
Sínodo tem sido como uma escola, diz arcebispo de Manila
O projecto de documento final do Sínodo foi apresentado ontem aos bispos.

O cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila (Filipinas), afirmou que o Sínodo dos Bispos, dedicado às novas gerações, tem sido como uma “escola”, onde os jovens também ensinam.

“Nós, bispos, perguntamos o que podemos fazer pelos jovens, mas os jovens fizeram muito por nós, ensinaram-nos”, assinalou, visivelmente emocionado, em conferência de imprensa.

O responsável asiático, que já vai na sua sétima assembleia sinodal, mostrou-se sensibilizado com o que os jovens têm trazido “através das suas histórias e das suas intervenções”, falando numa experiência de humildade em que se toma a consciência do que não sabe, recebendo “lições valiosas”.

“Não é um Sínodo que quer dar todas as respostas e soluções, claras, porque a vida não é clara. A vida dos jovens, hoje, não é clara”, observou.

O cardeal Tagle sustentou que este sínodo foi “particularmente sensível” à escuta da voz feminina, reconhecendo que a experiência das jovens e da sabedoria feminina deveriam ser “realmente ouvida”, para que todos aprendessem com “as suas dores, as suas forças, a sua coragem”.

Questionado sobre a inclusão ou não da sigla LGBT, que estava no relatório do pré-sínodo, um encontro de jovens citado no documento de trabalho, o “palpite” do arcebispo de Manila foi que o tema estará presente no documento final, de alguma forma.

O essencial, precisou, é passar a mensagem de uma Igreja que olha à “humanidade” de todos, “qualquer que seja a sua orientação sexual”.

“A atitude constante é de respeito pela dignidade humana”, acrescentou, antes de recordar que a Igreja coloca “exigências” específicas para o “exercício correto” de determinados ministérios.

O projecto de documento final do Sínodo foi apresentado ontem aos bispos. Os participantes puderam, hoje, propor observações e alterações ao texto, em dois encontros. A carta aos jovens também está a ser redigida.

Palavras-Chave:
Sínodo  •  Bispos  •  Jovens