16 maio 2019

"Pão de Lázaro" ajuda sem-abrigo

Fotografia DM

Jorge Oliveira / DM

Igreja de Braga assegura diariamente pequeno-almoço a pessoas sem-abrigo.

A Arquidiocese de Braga vai começar a servir, a partir da próxima segunda-feira, 20 de maio, através da Associação Hospitalários de São Lázaro, o pequeno almoço a pessoas em situação de sem-abrigo durante todos os dias do ano.

Denominada "Pão de Lázaro", a missão foi apresentada ontem pelo Arcebispo de Braga numa conferência de imprensa, na sede dos Hospitalários de São Lázaro,  onde serão fornecidos os pequenos-almoços.

Na ocasião, D. Jorge Ortiga apontou este serviço como uma «importante resposta» que vem colmatar uma lacuna na cidade, pois não é conhecida nenhuma entidade que assegure o pequeno-almoço aos sem-abrigo.

A Delegação da Cruz Vermelha fornece almoços e a Cáritas Arquidiocesana acolhe quem não tem um teto para dormir, mas não servem pequenos-almoços.

A partir de segunda-feira, estas pessoas vão contar, junto à Igreja dos Terceiros, com um «espaço onde poderão sentir o calor e o carinho de uma família», como salientou D. Jorge Ortiga.

Depois de notar a «coincidência» de ao lado daquela igreja, no centro da cidade, estar a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Assis que uma vez por ano distribui o "Pão de Santo António", no dia deste santo, 13 de junho, o prelado falou do simbolismo de "Pão de Lázaro" e expressou o desejo de que alguns sem-abrigo, deslocando-se à sede dos Hospitalários de São Lázaro, também «ressuscitem» para uma nova vida.

O presidente da Mesa Administrativa da Associação Hospitalários de São Lázaro, Lino Mesquita Machado, adiantou que o serviço será assegurado com a ajuda de três dezenas de voluntários, disponibilizados pelo Banco de Voluntariado de Braga, os quais tiveram formação durante uma semana.

«Vamos dar o pequeno-almoço todos os dias, das 8h00 às 9h30, porque todos nós tomamos o pequeno-almoço diariamente», frisou.

O dirigente destacou a «boa receptividade» das empresas beneméritas a este projeto, sem as quais não seria possível servir diariamente pão, leite, queijo, fiambre e uma peça de fruta (banana).

O pequeno-almoço será preparado e servido por equipas constituídas por, no mínimo, três voluntários, designados de “Membros do Corpo Hospitalário” da associação.

Os Hospitalários de São Lázaro calculam que há em Braga uma população de 20 a 30 sem-abrigo, segundo as indicações da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.

A formação dos voluntários, precisou Lino Mesquita Machado, consistiu em código de conduta e manual de procedimentos.

Além de explicações simples de como lavar a loiça ou fazer desinfeções, os voluntários receberam dicas sobre como se comportar perante atos de violência ou sinais de violência.

Na conferência de imprensa esteve também o vice-presidente, Manuel Silva, que lembrou que a Associação nasceu através de um grupo de irmãos e irmãs da Irmandade de São Lázaro para levar a ação caritativa aos mais necessitados.

Associação conta com apoio de empresas e voluntários

Lino Mesquita Machado realçou ontem que que a primeira preocupação da Associação dos Hospitalários de São Lázaro  foi por este projeto a funcionar sem custos, pois não tem receitas próprias.

Esta associação de fiéis, constituída com decreto da autoridade eclesiástica de Braga como pessoas jurídica canónica pública, surgiu em 2016 em honra do Papa Francisco, que convocou para esse ano um Jubileu extraordinário dedicado à Misericórdia.

O presidente da Mesa Administrativa notou que a preoupação da Associação não é ter muitos sócios, mas sim desempenhar missões em prol da sociedade, e particularmente, daqueles que mais necessitam.

Uma dessas missões é este projeto, "Pão de Lázaro", que surge de um desafio lançado pelo Arcebispo de Braga.