Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
10 Mar 2020
Alterações ao programa da Semana Santa
As orientações dizem respeito às celebrações da Quaresma e Semana Santa em Braga e alargam-se a todo o território da Arquidiocese de Braga.
  © Ana Marques Pinheiro

A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga reuniu extraordinariamente, com a presença do Sr. Arcebispo, D. Jorge Ortiga, para deliberar sobre o melhor modo de celebrar a Semana Santa.

Perante as recomendações nacionais dadas pela Ministra da Saúde, chegou-se a um conjunto de decisões. Outras orientações, mais de índole pastoral, serão publicadas esta quinta-feira.

No que concerne à Semana Santa em Braga:

1. Ficam canceladas as procissões e os concertos da Quaresma e Semana Santa. A realização das exposições fica ao critério dos organizadores;

2. Manter-se-á o ambiente decorativo nas ruas, assim como a abertura dos calvários. Pede-se aos comerciantes que decorem as suas montras com motivos alusivos a esta quadra;

3. As celebrações litúrgicas acontecerão dentro da Catedral, com a toda a dignidade e esplendor que as caracterizam. Se as condições exigirem cuidados especiais, não será permitida a participação de fiéis, a não ser os necessários para os serviços litúrgicos. Neste caso, as celebrações serão transmitidas via internet e rádio.

Estas orientações dizem respeito às celebrações da Quaresma e Semana Santa em Braga e alargam-se a todo o território da Arquidiocese de Braga.

Aproveitamos esta circunstância para solicitar e agradecer a máxima compreensão. Nunca podemos, nem devemos, cair em alarmismos, mas a ninguém é permitido subestimar a gravidade da situação. A responsabilidade de vencer esta epidemia é de todos e de cada um.

Rezemos pelos doentes, pelos seus familiares, pelos médicos e por todos profissionais de saúde, invocando a protecção de Maria, Saúde dos Enfermos e Mãe de Misericórdia.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social