Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 24 Nov 2020
Bispos portugueses pedem atenção aos pobres na preparação para o Natal
Os responsáveis católicos realçam que o Advento é “tempo de mudança e de esperança”.

Os bispos portugueses pediram esta terça-feira atenção aos pobres e sublinharam o impacto da pandemia na preparação para o Natal. A mensagem da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aponta ao Advento, que se inicia este domingo, dia 29 de Novembro.

“É terrível termos de assumir que, se não cuidamos bem dos pobres e necessitados, também não cuidamos bem de Deus! Mas é agora o tempo favorável”, afirmam os bispos, acrescentando que é preciso mudar comportamentos” para que cada um seja capaz de “acolher e responder”.

Na mensagem da CEP, os responsáveis católicos realçam que o Advento é tempo de mudança e de esperança”, e lembram que “o Deus que vem não vem mudar as situações. Vem mudar os corações. E são os nossos corações mudados que podem mudar as situações.”

“O Deus do Advento vem para o meio desta pandemia, pega na nossa mão, muda o nosso coração e envia-nos a mudar a situação. Está aberta a oficina do Advento: enquanto uns se afadigam na vacina, outros nos hospitais, outros nos lares, nas farmácias, na padaria, empenhemo-nos todos em encher este mundo de Paz, de Esperança e de ‘Bom-Dia’, à imagem e sob a protecção maternal de Maria”, pedem os responsáveis da Conferência Episcopal Portuguesa.

O Advento, que engloba os quatro domingos anteriores ao Natal, marca o início de cada novo ano litúrgico na Igreja Católica. Para os bispos portugueses, o andamento do Advento traz-nos um Deus que vem para o meio de nós e da nossa anemia e pandemia, e diz: «Bom-Dia», e suplicando ordena: «Cuida de mim»”.

“O ‘cuida de mim’ que o pobre balbucia para ti não é opcional: é uma súplica que é um mandamento: não tens opção de escolha; tu é que foste escolhido, tens de responder que sim, debruçando-te sobre o pobre desvalido que ordena e implora o teu auxílio”, acrescentam.

A proposta de meditação dos bispos portugueses tem como título “Deus vem e enche o nosso tempo de ‘Bom-Dia’!” e é uma iniciativa da Assembleia Plenária, que esteve reunida em Fátima de 11 a 13 de Novembro.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social