Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 8 Jul 2021
Inscrições abertas para o Curso de Missiologia de 2021

Estão abertas as inscrições para a edição de 2021 do Curso de Missiologia, a iniciativa dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP). As inscrições encerram a 16 de Agosto e o curso tem lugar entre os dias 23 e 28 do mesmo mês.

O custo da frequência do curso é de 20 euros. As sessão vão decorrer por videoconferência entre as 9h e as 13h de cada dia do curso. As inscrições devem ser realizadas através deste link.

O curso é bienal e 2021 corresponde ao 1.º ano do ciclo, e a inscrição é arbitrária quanto à ordem, 1º ou 2º ano. Após a frequência em cada um dos anos, os alunos recebem um certificado de participação.

Os temas em estudo este ano são: A Missão em S. Paulo (D. António José da Rocha Couto), A Evangelização na Época dos Descobrimentos (Pedro Lage Correia), O caminho da Interculturalidade (Diana de Vallescar Palanca), Os jovens e a Missão (Teresa Messias), O sentido da peregrinação (Santuário N. Sra de Fátima) e “Fratelli Tutti”: desafio e missão (D. Armando Esteves Domingues).

O curso tem como objectivos a apresentação das bases bíblico-teológicas da missão ad gentes, a reflexão da missão à luz do Vaticano II e dos documentos recentes do Magistério, assim como o estudo das etapas mais importantes da história da evangelização e da dimensão missionária. Procura, igualmente, apresentar exemplos concretos da prática missionária actual e preparar para os desafios da interculturalidade e do diálogo inter-religioso.

Os destinatários são os membros dos Institutos Missionários Religiosos, sacerdotes diocesanos, missionários, seminaristas e estudantes de teologia, candidatos ao laicado missionário, voluntários da missão, catequistas e jovens, e todos aqueles que desejam aprofundar e alicerçar a sua fé no diálogo com o mundo e os desafios actuais da Igreja.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva