Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Vatican News/Ecclesia | 20 Set 2021
Cardeal O’Malley diz que é necessária “conversão” no tema dos abusos sexuais
O cardeal O‘Malley afirma que é preciso evitar a indiferença perante as situações de abuso.

O cardeal norte-americano Seán Patrick O‘Malley diz que é necessário um caminho de “conversão” no tema dos abusos sexuais. O presidente da Comissão Pontifícia para a Protecção de Menores está a participar numa conferência internacional, em Varsóvia, sobre a “Protecção de Menores e Adultos Vulneráveis” nas Igrejas da Europa Central e Oriental.

O cardeal O‘Malley afirma que é preciso também reconhecer a verdade do que aconteceu”, aprender com o sofrimento das vítimas e evitar a indiferença perante estas situações.

O arcebispo de Boston explicou que “todas as dores (...) são uma grande fonte de cura” e que levam a Igreja a enfrentar o problema dos abusos sexuais e a fazer das crianças e adultos vulneráveis uma prioridade nas nossa Igrejas”.

O‘Malley evocou os seus próprios encontros com “centenas” de vítimas e sublinhou que “as pessoas que ouviram os testemunhos dos sobreviventes sabem como são difíceis essas experiências e como representam um desafio”.

A cidade de Varsóvia acolhe desde este domingo uma conferência internacional sobre a “Protecção de Menores e Adultos Vulneráveis” nas Igrejas da Europa Central e Oriental, com representantes de episcopados católicos, ordens religiosas e profissionais de 20 países.

O encontro tem como tema “A nossa missão comum de proteger os filhos de Deus” e foi inaugurado pelo presidente da Conferência Episcopal Polaca, D. Stanislaw Gadecki, que pediu o fim “da indiferença” e da injustiça perante casos de abusos sexuais, de poder e de consciência.

O objectivo do encontro é “examinar as respostas à crise dos abusos” em comunidades católicas de vários ritos, “a fim de avaliar o seu impacto do contexto regional”.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social