Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 29 Set 2021
"Escutai!": o apelo do Papa Francisco para uma boa comunicação
“Depois da Mensagem de 2021, centrada no ir e no ver, na sua nova Mensagem para o Dia Mundial de 2022, o Papa Francisco pede ao mundo da comunicação que reaprenda a ouvir.”

Para a Mensagem do 56º Dia Mundial das Comunicações, celebrado em 2022, o Papa Francisco escolheu como tema: “Escutai!”.

“Depois da Mensagem de 2021, centrada no ir e no ver, na sua nova Mensagem para o Dia Mundial de 2022, o Papa Francisco pede ao mundo da comunicação que reaprenda a ouvir”, pode ler-se no Boletim Diário da Sala de Imprensa da Santa Sé.

A nota relembra ainda que “a pandemia atingiu e prejudicou todos”, pelo que todos “precisam de ser ouvidos e consolados”.

“Ouvir também é essencial para uma boa informação. A busca pela verdade começa com a escuta. E o mesmo ocorre com o testemunho através dos meios de comunicação social. Todo o diálogo, todo o relacionamento começa com a escuta. Por isso, para crescermos, ainda que profissionalmente, como comunicadores, precisamos de reaprender a ouvir muito”, explica o Boletim.

O Papa Francisco relembra ainda que próprio Jesus pede atenção à forma como escutamos o outro e sublinha que, para uma verdadeira escuta, é preciso coragem e “ter o coração livre e aberto, sem preconceitos”.

“Neste tempo em que toda a Igreja é convidada a ouvir para aprender a ser Igreja sinodal, todos somos convidados a redescobrir a escuta como essencial para uma boa comunicação”, conclui a nota.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social