Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 24 Out 2021
Subsídios da Semana de Oração pelos Seminários já estão disponíveis
Semana tem como tema “Para estarem com Ele e para os enviar a proclamar” (Mc 3, 14) e é celebrada de 31 de Outubro a 7 de Novembro.

A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios já publicou os subsídios para a Semana de Oração pelos Seminários, celebrada de 31 de Outubro a 7 de Novembro de 2021.

A Semana tem como tema “Para estarem com Ele e para os enviar a proclamar” (Mc 3, 14) e, de acordo com D. António Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios,  é uma altura oportuna para reconhecer que os seminários são instituições marcantes em cada diocese.

"São lugares que evocam memórias únicas, momentos e vivências inesquecíveis do percurso pessoal e da história das igrejas locais. Mas é sobretudo ocasião para tomar consciência da realidade atual, que, em alguns casos, não deixa de ser preocupante, dado o reduzido número de alunos. Diga-se, porém, que esta situação não é nova mas tem sido constante nas últimas décadas", afirma.

Na Mensagem que alude à data, D. António Azevedo refere ainda que é importante olhar para os sinais positivos dos tempos actuais, que mostram que "o Senhor não deixa de «enviar trabalhadores para a sua messe»".

"Um sinal digno de referência é a percentagem cada vez maior de candidatos ao seminário provenientes de novos meios sociais e culturais e com percursos pessoais diversificados. Por outro lado merece ser sublinhado o esforço feito pelas equipas formadoras dos seminários, em ordem a uma renovação e atualização dos processos formativos, com inspiração na Exortação Pós-sinodal de João Paulo II, Pastores Dabo Vobis e na mais recente Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis da Congregação para o Clero", pode ler-se na Mensagem.

Todos os materiais – Oração, pagela, Mensagem, entre outros – relativos à Semana de Oração pelos Seminários 2021 podem ser descarregados aqui.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva