Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 10 Dez 2021
ONU apela à redução das desigualdades
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, António Guterres, secretário-geral da organização, afirmou que fome e pobreza estão a aumentar.

António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), apelou à redução das desigualdades numa mensagem dedicada ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data é marcada esta sexta-feira, dia 10 de Dezembro.

O português fez um retrato desolador, afirmando que a pobreza e a fome estão a aumentar pela primeira vez em décadas, que milhões de crianças estão a perder o direito à educação, que a exclusão e a discriminação estão em crescimento e que, a somar à pandemia, juntam-se os efeitos das alterações climáticas.

O líder da ONU considera que a recuperação da pandemia deve ser uma “oportunidade para expandir os direitos humanos e as liberdades e reconstruir a confiança na justiça e na imparcialidade das leis e das instituições”.

Guterres lembrou ainda que a ONU defende os direitos de cada membro da “família humana” e que continuará a trabalhar pela justiça, igualdade, dignidade e direitos humanos para todas as pessoas.

Já Michelle Bachelet, alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, referiu que os dois últimos anos foram uma demonstração dolorosa do custo intolerável de desigualdades crescentes”, e explicou que a pandemia deixou efeitos arrasadores, aprofundando as diferenças, a começar pela distribuição de vacinas”.

A responsável disse que a crise climática afecta milhões de pessoas e aumenta o número que migra em decorrência dos efeitos das mudanças no clima”. Michelle Bachelet afirma que a “igualdade está no centro dos direitos humanos e que é preciso abraçar toda a diversidade e exigir o fim de qualquer tipo de discriminação”.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos de 2021 tem como slogan “Todos Humanos, Todos Iguais”, focando-se na igualdade e no primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva