Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 21 Jan 2022
Terceiro Domingo da Palavra de Deus marcado por novos ministérios
A celebração fica marcada pelo confiar dos ministérios de leitor e acólito a mulheres e pelo novo ministério de catequista.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Vatican Media

Celebra-se pela terceira vez este domingo, dia 23 de Janeiro, o Domingo da Palavra de Deus. Desta vez, a celebração fica marcada pelo confiar dos ministérios de leitor e acólito a mulheres e pelo novo ministério de catequista.

Na celebração no Vaticano, o Papa Francisco realizará o rito pelo qual o ministério de catequista será conferido a fiéis leigos, mulheres e homens. Esse ministério é conferido através de um rito, preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e apresentado agora pela primeira vez.

Os candidatos serão convocados antes da homilia, chamados pelo nome e apresentados à Igreja. Após a homilia, aqueles que terão acesso ao ministério de leitor e acólito recebem a Bíblia. Aos catequistas, por outro lado, é confiada uma cruz, reprodução da cruz pastoral usada primeiro por São Paulo VI e mais tarde por São João Paulo II, para recordar o carácter missionário do seu serviço.

A editora Paulus disponibilizou, em colaboração com o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, um subsídio explicativo da Sagrada EscrituraFeliz de quem escuta a Palavra de Deus!” é o título do documento digital de 96 páginas que aborda a Palavra de Deus em comunidade, em família e na oração pessoal.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190