Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Onde há amor, aí habita Deus"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Pe. Sampaio Viana | 3 Mai 2022
Senhora da Aparecida peregrina em Barcelos, Ponte de Lima e Viana
A imagem percorre, por esta ordem, 16 paróquias de Ponte de Lima, 26 de Barcelos e duas de Viana do Castelo.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Desde 30 de Abril que a imagem da Senhora Aparecida do santuário de Balugães, no arciprestado de Barcelos, está em peregrinação por 44 comunidades paroquiais dos arciprestados de Barcelos, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

imagem percorre, por esta ordem, 16 paróquias de Ponte de Lima, 26 de Barcelos e duas de Viana do Castelo – Barroselas e Carvoeiro –, estando três dias em cada paróquia. A imagem regressa a Balugães a 6 de Agosto, permanecendo até ao dia 15, feriado da Assunção de Nossa Senhora e dia da peregrinação interparoquial ao santuário.

Num “resumo da primeira aparição mariana em Portugal”, os responsáveis da Confraria de Nossa Senhora Aparecida em Balugães escrevem que, a 15 de Agosto de 1702, num dia de tempestade, o jovem João Alves, mudo de nascimento, que cuidava do rebanho de ovelhas da família no monte Castro, em Balugães, abrigava-se debaixo de um rochedo, pois estava a chover e trovejava. No meio das lágrimas pelo medo à tempestade e pela fome, Maria apareceu-lhe, consolou-o e deu-lhe a missão de construir naquele local um lugar de oração. Aquela visita veio acompanhada de dois sinais milagrosos: João começou a falar e o forno de sua casa encheu-se de pão.

Desde então, aquele lugar tornou-se destino de peregrinação e local de oração para os milhares de peregrinos que lá se dirigem todos os anos, tal como o pediu Maria. Hoje, a Senhora Aparecida une-se a todos os seus peregrinos e põe-se a caminho para visitar as suas comunidades. Com o coração grato pela sua visita, rezamos-lhe com fervor, acrescentam.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190