Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Sampaio Viana | 11 Mai 2022
D. José Cordeiro preside à peregrinação da Senhora da Guia
A peregrinação sai da igreja paroquial de Belinho no dia 22 de Maio, às 09h30.

O Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, preside, no próximo dia 22, à peregrinação de Nossa Senhora da Guia, que vai ter lugar na comunidade paroquial de S. Pedro Fins de Belinho, no arciprestado de Esposende.

A peregrinação sai da igreja paroquial de Belinho às 09h30, dirigindo-se para o alto do monte da Senhora da Guia, onde chega por volta das 10h30, iniciando-se aí a Eucaristia solene, cujos cânticos são animados por um coro formado por coralistas das comunidades paroquiais de Curvos e Palmeira de Faro, que estão ao cuidado pastoral do Padre Armindo Patrão de Abreu e que, neste ano, organizam a peregrinação, como seja o transporte do andor e tudo o que tem a ver com a celebração eucarística.

As 15 paróquias do arciprestado de Esposende fazem-se representar por um estandarte de Nossa Senhora e vão rezar, de modo particular e entre outras intenções, pela paz na Ucrânia. O Padre Rui Jorge Neiva congrega à sua volta as pessoas que se lhe quiserem juntar e faz uma peregrinação um pouco mais alargada, saindo a pé da igreja paroquial de S. Paio de Fão, às 07h00. Pelas 07h30, faz a bênção do peregrino na igreja matriz de Esposende. Como delegado arciprestal da pastoral juvenil, apela sobretudo à partipação dos jovens.

No próximo domingo, dia 15, às 19 horas, a imagem de Nossa Senhora da Guia é confiada à devoção dos paroquianos de Curvos, na igreja paroquial, passando depois para a igreja de Palmeira de Faro.

No dia da peregrinação, às 15h, o Padre Sandro Vasconcelos dá um espetáculo no recinto do monte da Senhora da Guia.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social