Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 29 Jul 2022
Basílica dos Congregados recebida pelo Patriarca Ecuménico Bartolomeu
Participantes da peregrinação à Turquia vão ser recebidos por Bartolomeu I em Istambul.
  © Vatican News

Os participantes na Peregrinação à Turquia organizada pela Basílica dos Congregados de Braga e Instituto Católico de Viana do Castelo (ICVC) serão recebidos pelo Patriarca Ecuménico de Constantinopla Bartolomeu I, sucessor de Santo André Apóstolo, no Palácio Apostólico de Fanar, em Istambul. A viagem decorre entre os dias 1 e 8 de Agosto.

A audiência com a máxima autoridade espiritual dos Cristãos Ortodoxos foi concedida a pedido do Pe. Pablo Lima, presidente do ICVC, ao Metropolita Ortodoxo de Portugal e Espanha, Arcebispo Bessarion Komzias, do Patriarcado Ecuménico. O acontecimento é considerado como uma bênção e uma honra para os participantes e enquadra-se no programa de formação teológico-espiritual da Escola de Teologia e no seu empenho no diálogo inter-religioso e ecuménico. Em 2019, a mesma Escola de Teologia tinha visitado a Sinagoga de Belmonte e tinha um programa de encontros com representantes doutras religiões e igrejas que foi interrompido pela pandemia.

O Patriarca Bartolomeu tem 82 anos e foi eleito e entronizado como Patriarca de Constantinopla em 1991. Desde então, protagonizou encontros ecuménicos com os Papas João Paulo II, Bento XVI a quem recebeu no mesmo Palácio de Fanar, em Istambul, e o Papa Francisco, com o qual alimenta uma grande proximidade, tendo tomado parte na Tomada de Posse do Papa, em Roma, em 2013, e tendo-o acompanhado na Visita a Jerusalém, em 2014.

O Patriarca Bartolomeu é conhecido como o “Patriarca Verde” pela sua preocupação e empenho ecológicos e escreveu o prefácio para o livro “A nossa mãe Terra” do Papa Francisco, publicado pela Editora Paulinas.

O Patriarca de Constantinopla é historicamente sucessor do apóstolo André, que era irmão do apóstolo São Pedro, de quem o Papa de Roma é sucessor. Constantinopla é um dos cinco Patriarcados antigos da Igreja: Jerusalém, Antioquia, Roma, Alexandria e Constantinopla.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva