Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 17 Out 2022
Sínodo prolongado até 2024
Santo Padre anunciou que a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos terá duas sessões.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

O Santo Padre anunciou, este domingo, que a próxima XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos terá lugar em duas sessões: a primeira decorre de 4 a 29 de outubro de 2023 e, a segunda, em outubro de 2024. 

O Papa Francisco clarificou que a Constituição Apostólica Episcopalis Communio permite esta decisão.

Na base da decisão, afirma o Sumo Pontífice, está o “desejo de que o tema da Igreja Sinodal, devido à importância, possa ser objeto de um discernimento prolongado não só pelos membros da Assembleia Sinodal, mas por toda a Igreja”. Ou seja, o Sínodo não é um acontecimento, mas um processo, no qual todo o Povo de Deus é chamado a caminhar juntos em direção à vontade do Senhor para a sua Igreja. 

Em Comunicado, a Secretaria Geral do Sínodo refere que “escolheu o caminho da escuta e do discernimento, mesmo na fase de planeamento e implementação do processo sinodal”. Acrescenta ainda que continuará a trabalhar para “melhor definir a celebração das duas sessões da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e o tempo que medeia entre elas”.

O percurso sinodal foi iniciado em 2021 pela escuta das Igrejas locais. Depois as Conferências Episcopais e todas as Igrejas Católicas Orientais trabalharam com base no resultado das Igrejas particulares. Agora segue a etapa continental que culminará com a celebração das Assembleias Sinodais Continentais, entre janeiro e março de 2023.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190