Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira | 8 Nov 2022
30 dias de oração com D. Delfim Gomes-Dia 5
Terça feira, 8 de novembro - Bispos de Bragança‐Miranda: D. António Luís da Veiga Cabral da Câmara (1758‐1819) e a Comunhão sacramental
  © DR

Desde a criação da Diocese de Bragança-Miranda, em 1545, foram 44 os Bispos que exerceram o múnus episcopal nesta circunscrição eclesiástica. Trata-se de uma dinastia de Pastores diversos entre si: alguns natos em Portugal, outros em Espanha; uns oriundos do clero regular, outros do clero secular, com diferentes sortes de fortuna e família. Quando assumiram a cátedra de Bragança, alguns já haviam desempenhado a missão episcopal noutras latitudes, mas houve os que daí partiram para o governo de outras Dioceses.

D. António Luís da Veiga Cabral da Câmara (1758-1819) foi o primeiro Bispo de Bragança-miranda natural desta Diocese. Nasceu em Viana do Castelo mas, no primeiro ano de vida, passou a viver em Bragança, terra da sua família. Nesta cidade recebeu ordens sacras e exerceu paroquialidade na Diocese brigantina. A ordenação episcopal teve lugar em 3 de novembro de 1793, em Lisboa. Na sua primeira pastoral como Bispo eleito, defendeu a comunhão quotidiana, o que gerou forte controvérsia pública.

D. António Luís foi um Bispo marcante para Igreja em Portugal. Reverenciado por muitos, mas também contestado e denunciado, foi alvo da devassa da Mesa da Inquisição e sujeito a desterro.

A espiritualidade que difundiu contemplava a prática da oração mental, a direção espiritual através do sacramento da penitência, o zelo pela conversão das almas, a comunhão frequente, os exercícios de perfeição, a reforma dos costumes. (Cf. Fernando de Sousa, D. António Luís da Veiga Cabral da Câmara [...]. Bragança: Câmara Municipal de Bragança/CEPESE, 2019, pp. 143‐ 144).

Hoje, a Igreja convida os fiéis à comunhão frequente, fonte de graças e principal meio de santificação que exprime e realiza a unidade do Povo de Deus (Lumen Gentium 11). Rogamos ao Senhor que os nossos Pastores saibam suscitar nos fiéis o ardor pela Comunhão sacramental para que, através dela, sejam plenamente inseridos no Corpo de Cristo.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva