Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira | 10 Nov 2022
30 dias de oração com D. Delfim Gomes-Dia 7
Quinta feira, 10 de novembro - Bispos de Bragança‐Miranda: D. Abílio Augusto Vaz das Neves (1894‐1980), obreiro da educação e da caridade / S. Leão Magno, papa e doutor da Igreja
  © DR

A Diocese é mais do que uma simples divisão administrativa do povo de Deus. Na Diocese está presente e operante a Igreja de Jesus Cristo que, através do Bispo, a congrega no Espírito Santo, através do Evangelho e da Eucaristia Christus Dominus 11).

D. Abílio Augusto Vaz das Neves (1894-1980) cumpriu um dos mandatos episcopais mais longos e marcantes da história recente da Diocese de Braganç-Miranda. Natural de Ifanes, Miranda do Douro, deixou a terra natal com apenas 11 anos, para abraçar a missionação. Em Cochim e Meliapor, Índia, fez a sua formação académica e sacerdotal, desenvolveu atividade docente e pastoral. Integrou o Episcopado em 1934, com a nomeação para Bispo de Cochim. Em 1939, foi transferido para a sua Diocese natal pelo Papa Pio XI. Tomou posse da cátedra de Bragança em 28 de março de 1939 e conduziu-lhe os destinos até 20 de fevereiro de 1965.

Ao longo dos vinte e seis anos de governo e de condução pastoral, a educação e a intervenção social estiveram no centro do pensamento e da ação do Prelado. Entre as instituições que erigiu ou consolidou, algumas chegaram aos nossos dias, como sejam o jornal diocesano Mensageiro de Bragança, a Casa de Trabalho – Patronato de Santo António, a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado. Nas obras que levou a cabo, D. Abílio contou com a colaboração de muitos sacerdotes, religiosos e leigos que, na diversidade de carismas, se colocaram ao serviço da Igreja de Jesus Cristo, na realidade concreta da sua Diocese.

No dia em que a Igreja celebra S. Leão Magno, papa e doutor da Igreja, defensor incessante do primado de Pedro e da unidade da Igreja, pedimos ao Senhor que os Bispos, vinculados ao Sumo Pontífice, encontrem no Presbitério auxiliares unidos ao seu ministério episcopal, para que todos formem um só Corpo, em Cristo.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva