Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Onde há amor, aí habita Deus"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 5 Dez 2022
Agentes de Pastoral desafiados à verdadeira felicidade que emana da Vocação
Fórum Vocacional e Oração promovido pelo Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional decorreu no Centro Pastoral da paróquia de Moimenta-Covas, na vila de Terras de Bouro
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Decorreu no dia 1 de dezembro, no Centro Pastoral da paróquia de Moimenta-Covas, na vila de Terras de Bouro, um Fórum Vocacional e Oração promovido pelo Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional. O encontro tinha como tema “Feliz de ti que acreditaste” e contou com participação dos agentes de pastoral do Arciprestado de Terras de Bouro.

Na abertura do encontro, o Pe. Almerindo Costa, Arcipreste anfitrião, dirigiu uma palavra de acolhimento e gratidão aos agentes de pastoral presentes. Seguiu-se depois um tempo de oração, assim como uma breve contextualização sobre o teor de todo o encontro. A reflexão teve por base uma passagem do Evangelho de S. Lucas, que relata a visita de Maria à sua prima Isabel, procurando “vincar a dimensão vocacional da vida, assim como a relação interdependente e íntima entre Oração e Vocação”.

“O caminho da vocação, que todos somos convidados a percorrer, como Igreja sinodal e samaritana, dá sentido à nossa vida e conduz-nos sempre à verdadeira felicidade”, referiu o Arcipreste de Terras de Bouro.

Depois disso, teve lugar um painel de teor vocacional e testemunhal onde, partindo da mesma passagem do Evangelho antes escutada, foi possível refletir sobre “o tempo de Deus, sempre perfeito e oportuno e tantas vezes diferente dos nossos tempos”, sem esquecer “o inesperado de Deus e o modo surpreendente como muitas vezes nos chama e interpela, parecendo mudar e ‘estragar’ os nossos planos”. 

Esta partilha evocou também “as dúvidas e a procura de respostas, a busca da luz de Deus, durante todo o processo de discernimento vocacional, ao mesmo tempo que devemos também ser portadores e anunciadores dessa Luz, deixando que ela nos leve mais longe, para vivermos a alegria do encontro com os outros e a partir do serviço aos outros, tal como aconteceu com Maria e com Isabel”.

A última parte do encontro foi dedicada à adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Paroquial de Moimenta-Covas. Diante de Jesus “que a todos nos chama e ama”, cada um foi interpelado “a reconhecer as maravilhas que Deus realiza em nós e por nosso meio, sendo convidado a reafirmar o seu compromisso vocacional com um sim convicto e confiante como o de Maria, capaz de encher de amor a vida de cada um e a vida de toda a Igreja”.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190