Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Vatican News | 25 Jan 2023
Papa: ser cristão é acolher sem fronteiras de cultura e geografia
“Hospedar jovens é uma prova de que se pode ser cristão de outra maneira, com outra cultura, com outro modo de ver as coisas”. São palavras de agradecimentos às muitas famílias que irão receber os jovens durante a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo às famílias que irão hospedar jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2023, que será realizada em Lisboa de 1° a 6 de agosto. Francisco inicia recordando que na ocasião a família vai aumentar, com mais jovens dentro de casa e isso “vai revolucionar tudo um pouco. Se quisermos falar em termos burgueses, vai ser um incómodo”.

Porém, continua o Papa, “vocês fazem isto com o coração grande, não apenas para servir, que já é uma grande coisa, mas também para se abrirem a outros jovens e outras culturas, a um outro modo de ver a vida”. “Estes jovens que vêm”, continuou, “vão causar problemas, incómodos e dar trabalho em suas casas, mas vão deixar sementes de outra cultura, vão deixar a semente de outro ponto de vista, vão questionar cada um de vocês em tantas coisas que vocês tomavam por certas e que agora veem que, por outro lado, podem ser feitas de outra maneira. Eles vão universalizar todos vocês”.

Seguindo sua mensagem acrescentou ainda às famílias: “Vocês recebem jovens de toda a parte. Parece que é uma coisa pequena, porque cada família só vai acolher um ou dois jovens, no entanto, o universo cultural vai entrar em suas casas e vai sair neles, com a sua experiência”. E Francisco recordou também que “os próprios jovens estrangeiros dizem que a experiência mais rica foi a da família que os recebeu. A eles é isso, mas para vocês é uma prova de que se pode ser cristão de outra maneira, com outra cultura, com outro modo de ver as coisas”.

“Chamamos tudo isso de universalizar, abrir-se ao horizonte”. Por fim o Papa agradeceu mais uma vez afirmando: “Obrigado pelo que fazem, obrigado. Vai ser um incómodo para vocês, vai dar trabalho, mas vai ser uma semente do universo, de olhar para o horizonte mais além dos nossos pequenos limites, das nossas pequenas fronteiras, seja geográfica, cultural ou espiritual. Obrigado por esta generosidade de receber jovens”.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva