Arquidiocese de Braga -

10 agosto 2023

D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa

Fotografia Agência ECCLESIA/MC

CEP

Nota da CEP

\n

O Papa Francisco nomeou D. Rui Manuel Sousa Valério, SMM, até agora Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança, como Patriarca de Lisboa, em substituição do Cardeal D. Manuel Clemente, que será Administrador Apostólico até à tomada de posse canónica do novo Patriarca. 

A Conferência Episcopal Portuguesa congratula-se com esta nomeação e saúda D. Rui Valério como Patriarca de Lisboa, Diocese que acaba de viver um dos momentos mais altos da sua história com a realização da Jornada Mundial da Juventude presidida pelo Papa Francisco.

Que D. Rui Valério seja abençoado pela força do Espírito no serviço pastoral a que é chamado como pastor no Patriarcado de Lisboa e que os dinamismos pastorais e espirituais celebrados na JMJ continuem presentes na renovação da Igreja em Lisboa, para que seja cada vez mais sinodal, missionária, evangelizadora e acolhedora de todos.

A Conferência Episcopal manifesta todo o seu agradecimento a D. Manuel Clemente pelo contributo notável que teve ao longo destes anos ao serviço do Patriarcado de Lisboa e da Igreja em Portugal.

 

Lisboa, 10 de agosto de 2023

 

-----

 

Curriculum Vitae de D. Rui Manuel Sousa Valério

 

D. Rui Manuel Sousa Valério nasceu a 24 de dezembro de 1964, na Freguesia de Urqueira, Concelho de Ourém, na então Diocese de Leiria. 

Após frequência da Escola Primária entrou, em 1976, no Seminário Monfortino para realizar os estudos liceais no Centro de Estudos de Fátima, onde permaneceu até completar o ensino secundário. Em 1984 foi enviado para o Noviciado na Itália, em Santeramo in Colle (Bari). 

Um ano depois foi para Roma a fim de frequentar o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Lateranense, onde obtém o Bacharelato. 

Continuou os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, concluindo esta fase académica com a Licenciatura em Teologia Dogmática. 

De 1995 a 1996 em Lovaina, na Bélgica, frequentou no CIM (Centre International Montfortain) uma pós-graduação em Espiritualidade Missionária. 

Em 1996, de regresso a Portugal, frequentou a Faculdade de Teologia da UCP (Universidade Católica Portuguesa), em Lisboa, para o Doutoramento em Teologia, com a tese “Cristologia Sapiencial e Sabedoria Cristológica em S. Luís de Montfort”, que por motivos pastorais não pôde concluir. 

Fez a profissão perpétua em outubro de 1990 e recebeu a ordenação sacerdotal a 23 de março de 1991. 

Regressado a Portugal, foi de 1992 a 1993 Capelão Militar no Hospital da Marinha. Mais tarde, entre 2008 e 2011 foi Capelão Militar na Escola Naval. 

De 1996 a 2001 foi Responsável do Postulantado Monfortino de Portugal. 

Durante dois períodos (2000-2008 e 2012-2018) foi membro do Conselho da Delegação Portuguesa dos Missionários Monfortinos. 

Do ponto de vista pastoral, exerceu o ministério, primeiro como Coadjutor (1993-1995) e depois como Pároco (2001-2007), nas paróquias do Concelho de Castro Verde, Diocese de Beja, dedicando-se particularmente aos jovens e à lecionação da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica nas Escolas do Primeiro Ciclo. 

De 1996 a 2001 foi Vigário Paroquial da Paróquia da Póvoa de Santo Adrião, Concelho de Odivelas, Patriarcado de Lisboa; de 2011 a 2018 foi também Pároco da mesma Paróquia. 

De 2004 a 2007 também foi o Arcipreste do Arciprestado de Almodôvar. 

De 2014 a 2018 foi Vigário da Vara, da Vigararia de Loures – Odivelas. 

Em 2016, Ano da Misericórdia, foi em Portugal um dos 1071 sacerdotes que o Papa Francisco enviou como “Missionário da Misericórdia” durante o Jubileu Extraordinário. 

Em 27 de outubro de 2018 o Papa Francisco nomeou-o Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança de Portugal. 

Recebeu a Ordenação Episcopal a 25 de novembro de 2018 no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, juntamente com o saudoso D. Daniel Batalha Henriques, em cerimónia presidida pelo Eminentíssimo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. 

No dia 3 de dezembro de 2018, tomou posse como Capelão-Chefe da Igreja Católica, no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional, e a 11 de dezembro na Sé Catedral do Ordinariato Castrense. 

Atualmente é Delegado da Conferência Episcopal Portuguesa para as Relações Bispos/Vida Consagrada e membro da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização.