Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social | 23 Mar 2013
SEMANA SANTA NA PÓVOA DE VARZIM
A cidade da Póvoa de Varzim inicia este fim de semana as solenidades da Semana Santa, que se prolongam até 31 de março, e vão contar com a presença do Bispo Auxiliar de Braga, D. Manuel Linda nas principais celebrações.

O programa para este domingo é marcado pela procissão e bênção de ramos, que decorre a partir das 10h00. A procissão parte da igreja Matriz, dirigindo-se até à igreja da Misericórdia, onde é realizada a Bênção dos Ramos. Pelas 11h00, é celebrada, na igreja Matriz, a Missa Solene do Domingo de Ramos.

Na quarta-feira, 27 de março, às 21h30, o Coral “Ensaio” e o grupo instrumental da Escola de Música da Póvoa de Varzim, sob direção de José Abel Carriço, realizam um concerto na igreja Matriz.

No dia seguinte, Quinta-feira Santa, a igreja Matriz acolhe a celebração da Ceia do Senhor, que tem início marcado para as 17h00, e vai ser presidida pelo Bispo Auxiliar D. Manuel Linda. Esta celebração inclui o sermão do mandato, cerimónia do Lava-Pés e procissão eucarística.

Neste dia, à noite, decorre uma das principais tradições poveiras do tríduo pascal. Encontrando-se as igrejas e capelas da cidade ornamentadas e de portas abertas, a população efetua visitas, às mesmas, até perto das 24h00.

A Celebração da Paixão do Senhor, que se realiza pelas 15h00 na igreja Matriz, marca o dia 29 de março, Sexta-feira Santa.. Esta celebração, que inclui a via sacra e adoração da Cruz, também vai ser presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga.

O momento mais marcante do programa da Semana Santa é a procissão do Enterro do Senhor, que se realiza a partir das 22h00. O préstito, que tem início na igreja Matriz, é antecedido pelo sermão do Enterro proferido, às 21h30, pelo padre Paulo Sérgio da Silva.

A procissão percorre o seguinte itinerário: igreja Matriz, Largo do Cruzeiro, Praça do Almada, capela de S. Tiago, Escola dos Sininhos, capela N.ª Sr.ª das Dores, Centro Monsenhor Pires Quesado e igreja Matriz. Durante o percurso vão ser entoados motetes, interpretados por grupos corais da cidade, no largo do Cruzeiro, capela de S. Tiago, Torreões (Turismo) e na capela de N.ª Sr.ª das Dores.

No dia 30, Sábado Santo, a partir das 22h00, decorre, na igreja Matriz, a Vigília Pascal também presidida por D. Manuel Linda.

O mesmo prelado vai marcar presença no Domingo de Páscoa para a eucaristia solene, que decorre às 10h00 na igreja Matriz, celebração que antecede a procissão da Ressurreição pelas ruas da cidade.

Na tarde deste dia festivo, decorre a Visita Pascal, que termina pelas 19h00 com um cortejo festivo desde a praça do Almada até à igreja Matriz, onde se celebra uma eucaristia.

Registe-se ainda a tradição poveira de fazer piqueniques na segunda-feira de Páscoa, costume denominado “o Anjo”. Neste dia, várias famílias se deslocam à freguesia de Argivai, cujo orago é S. Miguel - o Anjo, para um gigantesco piquenique, que costuma ser muito participado.

Numa organização a cargo da Confraria do Santíssimo Sacramento, atualmente sediada na igreja Matriz, a Semana Santa poveira cumpre uma tradição secular, que terá sido instituída aquando da fundação desta confraria na capela da Madre de Deus, no ano de 1622.

As solenidades contam ainda com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas (Matriz), Capela Marta e da Câmara Municipal, para além dos grupos corais que vão auxiliar à solenização das celebrações.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva