Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
13 Jun 2014
PEREGRINAÇÃO ANUAL DAS FAMÍLIAS
Tem hoje início, a partir das 09h30, com a celebração de uma Missa na Sé de Braga, a Peregrinação Nacional de Famílias ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta. Marcada inicialmente para decorrer entre 8 e 10 de junho, a peregrinação acabou adiada para este fim de semana por motivo das más condições climatéricas.

A concentração dos peregrinos, após a celebração, acontece, pelas 10h30, no Rossio da Sé de onde se dará início à caminhada que reunirá um grupo de famílias a caminho do santuário da Senhora da Abadia localizado em Amares. Pelo caminho, às 12h00, os peregrinos são convidados à recitação da oração do “Angelus”.  Chegados ao santuário de Nossa da Senhora da Abadia (ponto intermédio da peregrinação), pelas 20h30, será recitado o terço, realizada uma tertúlia e exibido um filme ao ar livre.

Amanhã, os peregrinos reservam a manhã para participarem na celebração de uma Missa,  às 09h30, no santuário da Abadia, com consagração das famílias a Nossa Senhora.

Ao longo da manhã será realizada ainda uma leitura (11h30) e a recitação do “Angelus” (12h00). É, pelas 15h00, que terá início a caminhada dos peregrinos para o Santuário de S. Bento da Porta Aberta, localizado num dos extremos do concelho de Terras de Bouro.

Já neste santuário, às 20h30, é rezado o terço, realizada uma tertúlia e projetado um filme, em antestreia.

No domingo, todos são convidados a tomarem parte na Peregrinação Nacional de Famílias, com concentração junto ao Cruzeiro, às 09h00, prosseguindo com a realização de uma via sacra até à igreja do Santuário. Aí, às 10h00, é celebrada Missa.

Às13h00 realiza-se o almoço, às 15h00, meditação, às 17h00, o terço e, às 17h30, o encerramento.

Organizada pela Associação Famílias, Instituto Internacional “Familiaris Consortio” e Forum Família, esta peregrinação tem por objetivos: «rezar com e pelas famílias de Portugal; rezar pela promoção de uma cultura da vida e respeitadora da Família; agradecer a Deus, por S. Bento, o dom da vida e da família dos peregrinos; descobrir, pela caminhada, também seguindo com os pés, a necessidade de se saber ultrapassar os obstáculos que diariamente se colocam às famílias; refletir sobre a herança de S. Bento para a construção de uma Europa cristã; pedir a S. Bento que a Europa, de quem é Pai e Padroeiro, se envergonhe, ou até deixe, de combater as suas raízes e saiba defender a vida e a família; e ganhar a indulgência plenária do Ano Jubilar de S. Bento da Porta Aberta», lê-se no site da peregrinação (http://peregrinacao2.wix.com).

DM 13 de Junho de 2014

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social