Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Ecclesia | 23 Jan 2016
Cerimónia do Lava-Pés aberta a mulheres
Grupo participante na cerimónia "pode ser composto por homens e mulheres e, convenientemente, jovens e idosos, sãos e doentes, clérigos, consagrados, leigos".
  © Osservatore Romano

A Santa Sé anunciou no passado dia 21 de Janeiro que a partir de agora as mulheres podem participar na cerimónia do lava-pés, realizada na Quinta-feira Santa. Até agora, os escolhidos eram homens e jovens que representavam os 12 apóstolos a quem Jesus terá prestado o gesto de humildade na Última Ceia.

Em 2013, o Papa Francisco já tinha quebrado a tradição ao incluir duas mulheres na cerimónia, uma italiana católica e uma muçulmana sérvia. Na altura, a decisão foi alvo de algumas críticas.

A mudança anunciada altera a prática de 1955, quando foi realizada a reforma da Semana Santa. O decreto "Maxima Redemptionis nostrae mysteria" afirmava que a cerimónia do lava-pés deveria ser feita a "doze homens", durante a Missa na ceia do Senhor, para assim representar "a humildade e o amor de Cristo pelos seus discípulos".

Com a decisão do Pontífice, deixará de ser feita a referência aos "homens escolhidos", passando agora a referência a ser "os escolhidos entre o povo de Deus". Assim, as comunidades católicas podem "escolher um grupo de fiéis que represente a variedade e a unidade de cada porção do povo de Deus".

A mudança refere ainda que "tal grupo pode ser composto por homens e mulheres e, convenientemente, jovens e idosos, sãos e doentes, clérigos, consagrados, leigos".

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social