17 maio 2024

Peregrinação ao Sameiro - Informações de mobilidade e segurança

Fotografia Divulgação

Algumas informações úteis relativas ao dia 2 de junho, quando acontece o Encerramento do 5º Congresso Eucarístico Nacional

A Peregrinação Arquidiocesana ao Sameiro, que decorrerá no dia 2 de junho, é também o evento de encerramento do 5º Congresso Eucarístico Nacional, com a celebração da Eucaristia no Santuário, ao final da procissão.

Veja algumas informações úteis relativas à Peregrinação ao Sameiro. Fique atento as informações divulgadas pelo site do 5ª Congresso Eucarístico Nacional e da Arquidiocese de Braga, através também das redes sociais, para possíveis alterações ou atualizações que possam ocorrer até o evento.

HORÁRIOS

7h - Saída da Catedral rumo ao Sameiro

10h45 - Chegada (prevista) ao Sameiro

11h - Eucaristia, com transmissão televisiva (TVI)

13h - Hora prevista para o termo da celebração

TRANSPORTES PÚBLICOS

• TUB - informação a ser divulgada pelos TUB.
  • OUTROS AUTOCARROS: poderão subir pela Falperra e virar à direita na Rotunda do Papa São João Paulo II, percorrendo a Avenida do Santuário; descarregarão os passageiros no parque térreo junto à Rua de Aldeia Nova e irão estacionar no Parque Industrial de Sobreposta (41.560853° N, 8.346895° W), ou em alternativa, no Parque da variante do Cávado Gunto ao Estádio Municipal, 41,56554° N, 8,43210º W)
  • A descarga de passageiros deverá ser célere.
  • Cada comitiva deverá acertar com o responsável do grupo pormenores sobre local e hora de recolha dos passageiros para viagem de regresso.

TRANSPORTES PARTICULARES - LIGEIROS

• No dia da peregrinação, os carros particulares não terão acesso ao Sameiro. Pelo lado da Falperra, apenas poderão subir os automóveis que forem possuidores de LIVRE TRÂNSITO.
  • O Trânsito a ligeiros de passageiros, ficará condicionado logo a partir do início da Rampa da Falperra.

DISTRIBUIÇÃO DOS PEREGRINOS

• Até à chegada da Procissão ao Sameiro, ninguém poderá ocupar o espaço que se espraia diante da cripta, sob pena de não se poderem acomodar os que acompanham o andor e de se não poder recolher a procissão.
  • Ninguém poderá ocupar o espaço reservado em torno do altar, destinado ao Legado Pontifício, ao Núncio Apostólico, aos Bispos e Sacerdotes concelebrantes, às autoridades e ao coro que animará a Eucarist

OUTRAS INFORMAÇÕES

• O trânsito será reposto e tudo voltará a circular no sentido habitual a partir das 15h.
  • Durante o evento a Confraria do Sameiro disponibilizará: Três postos de assistência médica, devidamente sinalizados, um em cada um dos extremos da Cripta e outro junto à Casa das Estampas; Vários aguadeiros (transportarão água a quem precise de se dessedentar); Casas de banho químicas, além das normais já implementadas nas imediações do Santuário.
  • A Confraria de Nossa Senhora do Sameiro disponibiliza ainda os vários Parques de Merendas existentes nos contornos do Santuário, para que os peregrinos possam degustar os seus farnéis.
  • Os Voluntários de Nossa Senhora do Sameiro e os escuteiros, devidamente identificados, prestarão todas as informações necessárias.

N.B.: Para circulação automóvel extraordinária (autoridades, pessoal de serviço, comunicação social ... ) será necessário um Livre Trânsito. Com ele, os carros poderão subir pelo lado da Falperra.

Esse Livre Trânsito também contempla situações especiais, v.g., mobilidade reduzida, doença, grave …

Deverá ser requerido à Confraria de Nossa Senhora do Sameiro - Posto de Turismo, endereço: postodeturismo(a santuariodosameiro.pt , explicando as razões do pedido. No mesmo local deverá ser recolhido o documento, em caso de despacho favorável

P.S.: no dia 2 de junho, na parte da manhã, apenas se celebrará a Eucaristia das 11h; da parte da tarde, mantém-se a Eucaristia das 16h30.

Download de Ficheiros

Vista Satélite do evento