Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
A catequese por grupos já retomou, nos dias e horários correspondentes a cada ano.
Aquele que se apresentou à samaritana como oferente de água viva, que junto do cego declarou ser a luz do mundo, manifesta-se hoje como a ressurreição e a vida. Jesus Cristo remove a pedra dos nossos túmulos e chama-nos à vida eterna.
AMOR GRATUITO
A morte de Lázaro tem a aparência de um facto irreparável: está sepultado, morto há quatro dias. Parece que não há nada a fazer! A partir deste facto, supostamente irreparável, aprendemos a decifrar a identidade de Jesus: primeiro, a sua humanidade, na dor pela perda de um amigo; depois, emerge a identidade divina, confirmada, entre outras, pela oração: «Pai, dou-te graças, porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves, mas disse-o por causa da multidão que me rodeia, para que acreditem que Tu me enviaste». O que diz e faz é para reforçar a nossa fé, para proporcionar a abertura do nosso ser à abundância do amor e da vida.
O poder maior do que a morte resume-se na palavra amor.
Acreditar em Jesus Cristo não significa receber uma vitalidade qualquer, mas participar da vida eterna, pelo Espírito Santo que habita em nós. Tamanho dom não nos pode deixar indiferentes. Abrem-se em nós possibilidades sem precedentes. E tudo a partir da força do amor pleno e eterno de Deus.
Cada encontro que nos é dado viver é sempre uma nova oportunidade para fazer o bem, em especial quando estamos diante dos mais descartados da sociedade. É preciso remover as pedras e abrir os túmulos da marginalização e da indiferença. Este é um primeiro passo para a prática da esmola: remover de dentro de nós a desconfiança e a indiferença que conduz à morte, a fim de que a vida floresça em nós e a partir de nós chegue a todos, sem discriminações.
Esta semana, vamos treinar o amor que vence a morte, o amor gratuito que nos abre à maneira de ser e de agir de Deus, que sempre nos dá o melhor de si mesmo. Onde há amor, aí habita Deus! Colocar Deus no centro da nossa vida consiste em assumir o esforço concreto do amor gratuito. A esmola significa a atenção ao outro, a disponibilidade para suprir as suas necessidades. Sem esperar qualquer recompensa. A verdadeira esmola nem sequer espera um “obrigado”.
Rua do Mosteiro, 56
4700-565 Mire de Tibães
964 434 453
O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, por email ou telefone.
Novena do Menino
2ª a 6ª feira - 19h30 [Mosteiro]
sábado (24.dez) - 8h30 [Mosteiro]
-------------
Dia de Natal (25) | Ano Novo (1) | Epifania-Reis (8)
10h30 [Capela de Ns Senhora do Ó]
17h [Igreja do Mosteiro de Tibães]