Inscrições para a Catequese [2023/24]

Estão a decorrer as inscrições para a catequese deste próximo ano pastoral 2023/2024.

Assim, as crianças que fazem 6 anos, até 31 de Dezembro de 2023, podem ser inscritas, se assim for a vontade e fé dos pais, na proposta catequética desta comunidade paroquial. Para tal, deverão usar uma ficha própria que se encontra nas sacristias, bem como trazer a cédula da vida cristã e uma fotografia tipo passe. 
A inscrição deve ser entregue na sacristia da igreja paroquial, no final das Eucaristias, até ao dia 17 de setembro.

Apelamos ainda a que, todas as crianças/adolescentes, que frequentaram no ano transato, façam a sua reinscrição para melhor organização do ano catequético.

Para facilitar e economizar, tempo e dinheiro, pode fazer a inscrição pelo seguinte link ou qrcode:

https://forms.gle/SzCqPPs3u72MtR9J6

Boletim Paroquial
III DOMINGO DA QUARESMA
CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL

História do Centro Social (ver)

Contacto (253 60 20 70)

Contas 2022 (ver)

Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Mire de Tibães (São Martinho)
Cartório Paroquial | 4 Dez 2023
I DOMINGO DO ADVENTO
I Domingo do Advento_ano B_Boletim de Mire de Tibães nº 530_2023-12-03
PARTILHAR IMPRIMIR
 

I DOMINGO DO ADVENTO, ANO B

Um novo começo. Jesus Cristo convida-nos a estar vigilantes, bem preparados para a chegada do «senhor da casa». É Advento, tempo para abrir os nossos olhos e os ouvidos, as mãos e o coração, a fim de acolher o Salvador.

SINAL ADMIRÁVEL

O Advento «traz-nos a alegre notícia de um acontecimento que marca a história. […] Desde aí tudo está em movimento: a criação, a humanida­de... Nada ficou ou fica ainda indife­rente ao Natal de Jesus» (Mensagem dos bispos de Braga para o ciclo litúrgico Advento-Natal).

Este Primeiro Domingo pede a nossa atenção: «estai despertos, pois não sabeis quando será o momento! […] Estai vigilantes, pois não sabeis quando virá o senhor da casa».

Não sabemos quando, mas sabemos que vem, sabemos que está con­nosco, sabemos que veio assumir a nossa humanidade, sabemos que «há de vir em sua glória». Se alguns podem ficar dominados pela incer­teza que perturba o coração, temos a possibilidade de nos maravilhar­mos com a certeza dessa vinda.

Um forte desejo de representar, ao vivo, a primeira vinda de Jesus Cris­to inundou o coração de São Fran­cisco. Fê-lo em sintonia com a vinda quotidiana do Senhor, que acontece de modo sacramental na presença eucarística. Fê-lo na expectativa de ajudar os seus contemporâneos a saborear a Presença e a preparar a vinda gloriosa. A história desse pri­meiro presépio remonta ao ano de 1223. Estamos a celebrar 800 anos.

O presépio, que é «como um Evan­gelho vivo que transvaza das pági­nas da Sagrada Escritura», continua a ser um «sinal admirável» que sus­cita «maravilha e enlevo», escreveu o Papa Francisco, na Carta Apostó­lica sobre o significado e o valor do Presépio. Nesta ‘série’ de Advento e Natal, unidos ao duplo desejo de São Francisco de Assis e do Papa Francisco, propomo-nos «apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio, […] o cos­tume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças… Trata-se verdadeiramente dum exercício de imaginação cria­tiva, que recorre aos mais variados materiais para produzir, em mi­niatura, obras-primas de beleza». Queremos contribuir para «que esta prática nunca desapareça» e «onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar».

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Mire de Tibães (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua do Mosteiro, 56
4700-565 Mire de Tibães

TLM

964 434 453

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, por email ou telefone.

Eucaristias

Semana

3ª feira - 19h [Mosteiro]

5ª feira - 19h [Capela de Ns Sra do Ó]

-------------

Sábado 

19h [Capela de Ns Sra do Ó]

Domingo

10h30 [Mosteiro de Tibães]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos