Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
A catequese por grupos já retomou, nos dias e horários correspondentes a cada ano.
Elisa Fernandes da Silva - Uma vida com sentido
Elisa Fernandes da Silva nasceu em Padim da Graça, em 4 de dezembro de 1920.
Era a mais nova de muitos irmãos que morreram precocemente. Ficaram apenas as quatro irmãs mais novas.
Também os pais – primeiro o pai e logo a mãe – faleceram, deixando a pequena entregue aos cuidados de uma tia. No entanto, Elisa esteve algum tempo com a mãe no Sameiro, já que a senhora procurava os ares puros que lhe melhorassem os pulmões cansados e debilitados.
Todavia, a saúde de Elisa desde cedo que não era famosa, e obrigava a tia a restringir-lhe a brincadeira com as amigas. Passava já dos dez anos quando fez a Primeira Comunhão, adiada sucessivamente, por causa da falta de saúde.
Frequentou a igreja do Mosteiro de Tibães, filiou-se na Cruzada Eucarística das Crianças, leu os escritos de Santa Teresinha do Menino Jesus e sentiu-se fascinada com a sua doutrina.
Sonhou com a vida religiosa e, animada pelo seu tio sacerdote, chegou mesmo a fazer uma experiência, mas a saúde não permitiu aguentar a vida consagrada.
Enquanto a saúde lho permitiu, dedicou-se à catequese, arranjo de altares, canto e a outras atividades paroquiais. Algum tempo depois recolheu ao leito onde permaneceu praticamente até à morte.
«Foi uma fiel corrente que o Senhor chamou a servir a Igreja com a oração, e o sofrimento abriu no seu coração um espaço para as vocações sacerdotais», refere o cónego Fernando Sousa e Silva, redator da sua primeira biografia. «Integrou o número das pessoas que passaram pela terra sem fazer ruído e que apostaram numa vida de silêncio e na oração pelos que o Senhor chama a torná-l’O visível na Consagração do pão e do vinho, no perdão dos pecados e no anúncio da Palavra de Deus».
Depois de uma vida em que escreveu muitas notas espirituais, apagou-se no silêncio, tal como tinha vivido, a 30 de outubro de 1979.
A menina Elisa, como o povo a chamava, «procurava aproximar as pessoas do Senhor». Os muitos escritos por ela deixados e os testemunhos das pessoas que com ela conviveram, confirmam-no.
«Foi uma cristã que rezava muito pela resolução dos problemas, sobretudo pela santificação dos sacerdotes e pela conversão dos pecadores», dizia o padre Avelino Guerra Fontes, seu confessor e diretor espiritual. Aliás, dizia ele, «esta filha de Deus muito sofreu física e moralmente e tudo ofereceu pela santificação dos sacerdotes, pela conversão dos pecadores e em união com a Paixão de Jesus Cristo, em desagravo das ofensas feitas contra o mesmo Senhor».
Elisa Fernandes Silva é apontada como «uma graça para os sacerdotes, ajudando-os com a sua oração fervorosa e aceitação da cruz da doença», garantiu o padre Avelino Guerra Fontes, deixando-nos o testemunho de que levou uma uma vida com sentido… fez o caminho de santidade!
Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça
O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.
Novena do Menino
2ª a 6ª feira - 19h30 [Mosteiro]
sábado (24.dez) - 8h30 [Mosteiro]
-------------
Dia de Natal (25) | Ano Novo (1) | Epifania-Reis (8)
09h [Igreja Paroquial de Padim da Graça]
10h30 [Capela de Ns Senhora do Ó]
17h [Igreja do Mosteiro de Tibães]