Boletim Paroquial

I DOMINGO DA QUARESMA, ANO B
I Quaresma_ano B_Boletim de Padim da Graça nº 334 2021-02-21.pdf

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA, ANO B

A Quaresma convida-nos a viver a dinâmica da Aliança. Deus não quer a destruição, mas a vida. Estabelece uma aliança com toda as criaturas e faz surgir o arco-íris como sinal: «farei aparecer o meu arco sobre as nuvens, que será um sinal da aliança entre Mim e a terra».

Esta é a primeira das (cinco) catequeses quaresmais. Neste processo, o ser humano apoia-se na bondade divina, nas «graças que são eternas».

A teologia bíblica desenvolve-se em diversas alianças até acontecer a Nova e Eterna Aliança. Há continuidade entre a primeira, a aliança com Noé, e a Eterna Aliança, «pela ressurreição de Jesus Cristo».

Vencedor de Satanás e do mal, Jesus Cristo anuncia o cumprimento da Aliança e apela à nossa conversão: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus».

O arco-íris é sinal da fidelidade divina. Ao vê-lo podemos dizer: Deus ama a Criação.

No meio do ‘dilúvio’ provocado pela Covid-19, Deus faz erguer de novo o arco-íris. Não gosto de dizer que vai ficar tudo bem. Mas acredito que, no meio desta tempestade, Deus continua a erguer o seu arco de amor.

Creio que este é um exercício quaresmal que todos podemos fazer, sozinhos, em família. Não se trata de tentar alcançar algo que (ainda) não temos; trata-se, isso sim, de um exercício de reconhecimento: tomar consciência da bondade divina.

O episódio de Noé, no meio deste ‘dilúvio’, ajuda-nos a reconhecer o amor que está no início da vida e nos envolve a todos. Deus estabelece connosco uma Aliança!

Palavras-Chave:
Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

20h [Igreja Paroquial]

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos