Boletim Paroquial

Francisco Marcelino Monteiro Esteves | 20 Fev 2021
Da Cruz à Luz!
Desafio e compromisso em Família

Convidamos, nesta quaresma, cada família a reunir-se, a envolver-se e a Recomeçar!

A família é a pequena igreja, a Igreja doméstica, onde pais e filhos, netos e avós, crianças e jovens, adultos e idosos, todos juntos, são importantes. Por isso, desafiamos cada elemento da família a tomar parte neste caminho, onde todos cuidam de todos, onde todos estão unidos em oração, abraçam a Cruz e caminham com esperança e em caridade para a Luz da vida: Jesus Cristo Ressuscitado.

Para que esta caminhada não seja apenas uma ideia, propomos:

1. Um cantinho da oração
    1. Criemos em casa um cantinho de oração. Em cada domingo (ou outro dia da semana) ser-nos-á facultadas propostas de oração (liturgia familiar) e atividades. Este cantinho retrata um sinal cristão no ambiente familiar
    2. Coloquemos lá a Cruz e a Bíblia, decorado com ramos secos e tecido roxo, próprios deste tempo quaresmal; a partir da sagrada Escritura, podemos ler o Evangelho de cada domingo, rezar os salmos, fazer uma leitura continuada, ou fazer lectio divina...
    3. Fotografem o vosso cantinho e enviem a foto para a tua paróquia ou pároco.
  2. Cruz Quaresmal/Pascal
    1. À imagem do ano passado sugerimos que se construa uma Cruz e que a mesma seja colocada no exterior da casa, como sinal da vivência da quaresma.
    2. Pode ser adornada com panos roxos e com ramos secos.
    3. Na Semana Santa a cruz estará completamente despida.
    4. No dia de Páscoa a Cruz deve ser adornada com flores: cruz florida.
    5. Fotografem a cruz  e enviem a fotografia para a tua paróquia ou pároco.
  3. O Exame de Consciência
    1. Olhar o coração de cada um e o coração da família e deixar-se iluminar pela misericórdia de Deus
    2. Propomos que nos exercitemos a fazer o Exame de Consciência em cada dia, de forma pessoal ou em oração familiar
    3. Daremos um esquema ou modelo com os passos do exame de consciência.
  4. Círio Pascal da família
    1. A Quaresma (Cruz) prepara-nos para a Páscoa (Luz). Por isso a Cruz prepara-nos para a Luz: da Cruz à Luz.
    2. Propomos que a família viva o tempo pascal fazendo um Círio Pascal da família.
    3. Este Círio Pascal da família será aceso na noite da vigília pascal, no sábado santo.
    4. Fotografem o Círio  e enviem a fotografia para a tua paróquia ou pároco.
  5. Caridade
    1. A Quarta feira de cinzas introduz-nos no exercício da caridade, através do Jejum, da Esmola e da oração.
    2. Jejum: não comer algo pode significar, oferecer algo a comer a alguém.
    3. Esmola: partilhar do que é teu e que te custou ganhar, pode significar, oferecer dignidade a quem não tem por falta de dinheiro.
    4. Oração: rezar pelos que mais precisam pode significar, oferecer-lhes um conforto espiritual que eles não têm.
    5. Desde o primeiro domingo, elaboremos um plano de privação cuja poupança reverta para alguma obra boa (social, cultural ou espiritual) ou para o contributo penitencial proposto pela Diocese.
  6. Domingo - Eucaristia
    1. Valorizemos o cantinho da oração.
    2. Participemos em família na Eucaristia Dominical, digital ou presencial, se nos for permitido.
    3. Se não for possível a presencial, criemos ambiente para participar digitalmente. Podemos acompanhar a transmissão da celebração da Eucaristia, pela TV ou pelas redes sociais da nossa Arquidiocese, de Fátima ou da nossa paróquia (quando acontecer).
    4. Santifiquemos sempre o Domingo, com algum momento de oração, de celebração da liturgia familiar, de realização de obras de caridade.
    5. Procurem os materiais que são partilhados pelos meios de comunicação da paróquia ou outros.
Palavras-Chave:
Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

20h [Igreja Paroquial]

Domingo

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos