Boletim Paroquial

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Padim da Graça
Francisco Marcelino Monteiro Esteves | 13 Set 2021
XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO B
XXIV Comum_ano B_Boletim de Padim da Graça nº 363_2021-09-12 e Liturgia Familiar

VIGÉSIMO QUARTO DOMINGO, ANO B

O itinerário do evangelista Marcos sugere uma nova etapa inaugurada com a questão colocada por Jesus Cristo aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que Eu sou? […] E vós, quem dizeis que Eu sou?». A confissão de fé de Pedro é notável: «Tu és o Messias». Contudo, no momento seguinte, rejeita a possibilidade da Paixão anunciada pelo Mestre. Sim, é difícil o compromisso de tomar a (própria) cruz, como pede Jesus Cristo, para o seguir. Aceitá-lo é confiar e ser fiel: «sei que não ficarei desiludido». Aceitá-lo é andar ou caminhar «na presença do Senhor». Por exemplo, implica unir a fé com as obras, pois «a fé sem obras está completamente morta». Este é um ótimo critério para fazer o ponto da situação sobre a nossa fidelidade a Deus.

A caridade e a fé são inseparáveis. O Papa Francisco exorta a valorizar a dimensão fraterna da espiritualidade. Onde há amor nascem gestos! É característica essencial do ser humano, «frequentemente esquecida: fomos criados para a plenitude, que só se alcança no amor. Viver indiferentes à dor não é uma opção possível; não podemos deixar ninguém caído ‘nas margens da vida’. Isto deve indignar-nos de tal maneira que nos faça descer da nossa serenidade alterando-nos com o sofrimento humano. Isto é dignidade» (FT 68). Existem apenas dois tipos de pessoas cristãs: as que, em nome da fé em Jesus Cristo, se esforçam por praticar as obras de misericórdia; aquelas que, diante do irmão, desviam o olhar e aceleram o passo. Qual é o teu tipo de pessoa?

Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

20h [Igreja Paroquial]

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos