Boletim Paroquial

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO B
XXX Comum_ano B_Boletim de Padim da Graça nº 369_2021-10-24 e Liturgia Familiar

TRIGÉSIMO DOMINGO, ANO B

O itinerário percorrido por Jesus Cristo, entre Jericó e Jerusalém, surge como modo de apresentar as condições para o discipulado. O cego Bartimeu, na margem, gritando e mandado calar, é modelo e lição para os apóstolos, ainda ‘cegos’ com a ambição do poder: curado, «recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho». Em Jesus Cristo, «sumo sacerdote [...] constituído em favor dos homens», cumpre-se a salvação anunciada pelo profeta Jeremias. Como naquele tempo, somos convidados a proclamar os louvores de Deus: «Soltai brados de alegria». Sim, «grandes maravilhas fez por nós o Senhor, por isso exultamos de alegria». Nós somos esse povo de salvos quando, pela fé, decidimos seguir as pegadas do Mestre, quando lhe confiamos toda a nossa vida.

Caminhar com Jesus, caminhar juntos: eis o grande desafio do discipulado, o grande desafio para a Igreja Católica, nos próximos tempos. O Papa Francisco afirma que a caminhada sinodal se constituiu como a nossa identidade de cristãos. Três palavras orientam este momento histórico, «o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio»: comunhão, participação e missão. Hoje, peçamos ao Senhor Jesus que nos cure a cegueira da autorreferencialidade, do clericalismo, da tentação do poder, de mandar calar as vozes incómodas. Sinodal é uma Igreja que acolhe o grito de todos, escuta os seus anseios, caminha com todos, certa de que, no diálogo, pode dar a conhecer as maravilhas que Deus fez e faz por nós. Onde há amor nascem gestos: caminhar juntos!

Palavras-Chave:
Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

20h [Igreja Paroquial]

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos