Boletim Paroquial

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Padim da Graça
Francisco Marcelino Monteiro Esteves | 8 Nov 2021
XXXII DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO B
XXXII Comum_ano B_Boletim de Padim da Graça nº 371_2021-11-07 e Liturgia Familiar

TRIGÉSIMO SEGUNDO DOMINGO, ANO B

Um ensinamento sobre a sinceridade de coração: Deus não olha às aparências, conhece o íntimo dos nossos pensamentos. Está em causa a generosidade, a caridade. Os gestos comprovam a autenticidade do amor. A viúva de Sarepta partilha o pouco que tem para alimentar o profeta Elias: «um punhado de farinha na panela e um pouco de azeite na almotolia». A viúva pobre, no templo, não hesita em dar «tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver». Deus, que «ampara o órfão e a viúva», aprecia a beleza do gesto, a gratuidade da oferenda. De qualquer modo, só Jesus Cristo pode «dar a salvação àqueles que o esperam». A salvação jamais pode ser comprada, nem pelos nossos méritos: é uma dádiva que nos chega graças à oferta vital do Filho de Deus.

O ano pastoral pede-nos gestos concretos, semelhantes aos do samaritano, onde abundem «ligaduras, azeite e vinho». Por outras palavras, trata-se de dar tudo o que temos em favor dos irmãos mais necessitados. A atitude de cada um, das comunidades e dos seus grupos, será a revelação da nossa capacidade de olhar, nos deixarmos perturbar e compadecer, expressa em gestos adequados e necessários para trazer consolação e alegria, a fim de que outros, connosco, tenham o necessário para viver. «Empenhemo-nos na espiritualidade da comunhão. A mútua e a contínua caridade como programa. Jesus no meio como o verdadeiro interlocutor» (D. Jorge Ortiga). Onde há amor nascem gestos: uma Igreja Samaritana não é o que fazemos; é o que somos!

Palavras-Chave:
Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

20h [Igreja Paroquial]

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos