Boletim Paroquial

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Padim da Graça
Francisco Marcelino Monteiro Esteves | 19 Dez 2021
IV DOMINGO DO ADVENTO, ANO C
IV Advento ano C_Boletim de Padim da Graça nº 379_2021-12-19 e Liturgia Familiar

IV DOMINGO DO ADVENTO, ANO C

A poucos dias do Natal, a Sagrada Escritura faz-nos saudar a visita de Deus. As coisas começam a ficar mais claras, «até à altura em que der à luz aquela que há de ser mãe». Após a ruína de Jerusalém, Miqueias anuncia uma nova ‘reconstrução’, que surgirá a partir de Belém. Somos convidados a suplicar por esse rei, esse pastor, o próprio Deus: «Mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos»! Jesus Cristo incarna o Deus Salvador: oferece-se ao Pai para cumprir a sua vontade. E nós «fomos santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo». Ele convida-nos a assumir a mesma disponibilidade. Maria é disso um exemplo: «acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». E nós somos agraciados com a alegria da salvação.

Deus habita em nós. E nós habitamos em Deus. O desafio é permitir a «remigração interior» (Hans Urs von Balthasar) rumo ao ‘ser-filho’ e ‘ser-criança’, que nos torna dignos do reino de Deus. Este é o nosso propósito, ao iniciar, com este episódio, a série de Natal: Se não vos tornardes como este filho! Trata-se de cuidar o profundo mistério, essa graça original que nos habita desde a conceção e que se torna visível em cada infância. «E, por fim, Deus regressa/ carregado de intimidade e de imprevisto/ já olhado de cima pelos séculos/ humilde medida de um oral silêncio/ que pensámos destinado a perder// [...] O mistério está todo na infância:/ é preciso que o homem siga/ o que há de mais luminoso/ à maneira da criança futura» (José Tolentino Mendonça).

Palavras-Chave:
Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

20h [Igreja Paroquial]

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos