Boletim Paroquial

III DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A
III Comum_ano A_Boletim de Padim da Graça nº 434_2023-01-22 e Lectio Divina

III DOMINGO COMUM, ANO A

A palavra de Deus é o alimento que precisamos para fortalecer o nosso desejo de transformação e de vida nova. Neste domingo, Jesus Cristo quer iniciar ou retomar a sua ação dentro de nós, para renovar a nossa fé, renovar a nossa vida.

O ENCANTO DE VIVER

O essencial deste dia, Domingo da Palavra de Deus, gravita à volta deste anúncio: «Convertei-vos, pois está próximo o reino dos céus».

Os textos bíblicos possuem uma dinâmica ativa e eficaz que diz respeito ao presente, aos aconteci­mentos que estamos a viver, aqui e agora. A palavra de Deus faz eco deste refrão de António Variações: «Muda de vida, se tu não vives satis­feito. Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar. Muda de vida, não deves viver contrafeito. Muda de vida, se há vida em ti a latejar».

A primeira coisa que aprendemos, neste segundo episódio, é que Jesus deixou Nazaré e foi morar para Ca­farnaum. Está na hora de deixarmos “Nazaré”, isto é, a fé infantil, tudo aquilo que nos prende ao comodis­mo do “sempre fiz assim”, dos vícios guardados ao longo dos anos. Está na hora de ir morar para “Cafar­naum”, ou seja, iniciar uma nova etapa na nossa vida espiritual. É o primeiro passo rumo à conversão: Ano novo, fé renovada.

Em segundo lugar, ensina-nos a aco­lher a proximidade de Deus. «Está próximo o reino dos céus», quer dizer, Deus visita-nos, é Deus con­nosco, vem despertar dentro de nós o encanto de viver, a alegria de nos sentirmos amados. Não há modo mais eficaz: a fé é renovada, quan­do sentimos Deus vivo e presente.

Deixar as redes é o terceiro ensina­mento: deixar tudo aquilo que nos enreda e nos prende a tantas coisas inúteis, para viver centrados no que é importante, desprendidos, sem medo de iniciar uma nova aventura.

Por fim, ser “pescadores de ho­mens”, isto é, colocar as pessoas em primeiro lugar, cultivar relações pro­fundas, curar feridas abertas, pro­mover experiências fraternas. É o ano para novo estilo de vida: deixar de estar ancorado no egoísmo, para caminhar com Deus e para Deus, com os outros e para os outros.

Hoje, Jesus Cristo diz: Tem coragem, eu estou contigo, abre o teu coração ao meu amor e terás o encanto de viver, verás que este ano novo te traz uma fé renovada. Estás sempre a tempo de mudar!

Palavras-Chave:
Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

20h [Igreja Paroquial]

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos