Boletim Paroquial

III DOMINGO DA QUARESMA
III Quaresma_ano A_Boletim de Padim da Graça nº 441_2023-03-12 e Lectio Divina

III DOMINGO DA QUARESMA, ANO A

O Terceiro Domingo da Quaresma (Ano A) introduz-nos na contemplação da sede de amor, através do encontro de Jesus Cristo com a samaritana. Da fonte do Amor jorra a única água que sacia a sede humana mais profunda.

DESEJAR A SEDE

A sede de Jesus encontra-se com a sede da samaritana. Ao início, parecem ter a mesma necessidade fisiológica. Surge, porém, o anún­cio de um tipo diferente de água, uma água com a capacidade de saciar para sempre, porque brota da nascente de vida eterna. Perce­bemos, entretanto, que Jesus Cristo amplia o âmbito da sede até chegar ao desejo de encontro com Deus, à adoração em espírito e verdade.

Com este episódio, entramos no se­gundo ponto de esforço: a oração.

Deus é a fonte da água que procura a nossa sede. Jesus Cristo é a água viva que vem ao nosso encontro, pronto a saciar a nossa sede, antes mesmo de lhe pedirmos ou de re­conhecermos nele a água viva que jorra para a vida eterna.

A oração, à semelhança do jejum, precisa de ser treinada, às vezes com esforço, outras vezes com entu­siasmo, mas sempre como exercício vital para a nossa sobrevivência. Sem água, sem oração, ficamos sem vida. O encontro com Deus pode acontecer em muitas ocasiões do dia e de muitos modos; qualquer de­les, porém, não dispensa a disciplina quotidiana da oração.

Não menos importante é esta afirmação de Jesus: «o Pai procura os que assim o adoram». No fundo, confirma o primeiro pedido: «Dá­-me de beber». É Jesus Cristo quem toma a iniciativa, é Deus quem nos procura, connosco estabelece uma relação de Pai.

Todos podemos sentir que somos procurados por Deus. Dito de outro modo pela Carta aos Romanos: «o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado». Há uma dádiva que nos precede: é a fonte do Amor.

Da nossa parte, o esforço primeiro é o de dar espaço à presença de Deus na nossa vida, tornarmo-nos permeáveis à ação fecunda do Espírito Santo.

Em cada dia desta semana, esfor­ça-te por avivar dentro de ti a sede de água viva. Talvez possas dizer: «Senhor, tenho sede, dá-me de be­ber». A sede é o princípio da oração. Aceita que Jesus Cristo acorde no teu coração a fonte do Amor.

Palavras-Chave:
Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

20h [Igreja Paroquial]

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos