Boletim Paroquial
I DOMINGO DA QUARESMA
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Padim da Graça
Cartório Paroquial | 31 Jul 2023
XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM
XVII Comum_ano A_Boletim de Padim da Graça nº 461_2023-07-30
PARTILHAR IMPRIMIR
 

XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A

Não podemos desperdiçar a oportunidade! Há renúncias que precisam de ser feitas, para sermos felizes. Abramos o nosso coração ao amor de Deus, o único amor capaz de saciar os desejos mais profundos que habitam em cada um de nós.

REINTEGRAR

A terceira parábola é semelhante à do trigo e do joio, sobre a qual refle­timos no episódio anterior. Dissemos que, sem ignorar o joio, estamos empenhados em fazer aumentar a pequena porção de bem que também há em nós. Certos de que é preciso atirar fora o que não presta, queremos recolher o que é bom, a fim de aumentar a riqueza do nosso tesouro interior: «recolheram o que é bom nos cestos e atiraram fora o que não prestava».

Nesta ‘série’ tomamos consciência de que, dentro de nós, há luzes e trevas, preto e branco, bem e mal, a sombra e o esplendor. Uma parte de nós está mergulhada no amor e nos seus benefícios, outra parte está contaminada pela prática do mal.

Aprendemos a importância da paciência, para a transformação da nossa vida: é a primeira condição para o sucesso da nossa transfi­guração. A paciência favorece a lucidez no conhecimento de nós mesmos, as sombras e as luzes.

Não basta dizer que é preciso livrar-nos de determinados vícios e pecados, é preciso saber a maneira saudável e inteligente de o fazer. Só um coração inteligente, um coração sábio e esclarecido, é capaz de dis­tinguir o bem e o mal que habitam em nós.

Reconhecidas as nossas sombras, feita, com paciência, a distinção en­tre o que é bom e o que não presta, chega a hora de aprender a rein­tegrar as nossas sombras, em vez de as recalcar. Esta é outra etapa essencial, para o sucesso da vida.

«Até as partes de nós mais pobres e desviantes deixarão ver a presença de uma grande riqueza, com a con­dição de as aceitarmos com inteli­gência, amor e paciência. […] Até no coração da imundície e da escória humana se encontra sempre uma ‘pérola’, um ‘tesouro’. Misturado com o joio, encontramos o ‘bom grão’. O trabalho sobre a sombra consiste por isso em soltar essa parcela de ouro das impurezas que a cobrem» (Jean Monbourquette). Dentro de nós, há uma integridade imperfeita sedenta de ser purificada e transfi­gurada.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial
Morada

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

Sábado

20h [Igreja Paroquial]

Domingo

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos